– Por meio de um celular ou um computador, de qualquer lugar, a população de Presidente Dutra poderá monitorar os atos da administração liderada pelo Prefeito Robertão, que coloca o município entre os mais modernos do País, no âmbito da transparência e no caminho das Cidades Inteligentes –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Há três anos, o prefeito Robertão, por meio da Secretaria de Educação, modernizou a gestão municipal, ao implantar o sistema de gestão eletrônica na relação das escolas com os pais e mães. Desde então, de qualquer lugar, com acesso à internet, os responsáveis pelas crianças da Rede Municipal de Educação, tem como acompanhar o desempenho e o cotidiano das crianças na escola.
Agora o prefeito Robertão avança e coloca Presidente Dutra no conceito de “Cidades Inteligentes”, ao conveniar com o Instituto Federal da Bahia/Polo Irecê e a SAEB – Secretaria de Administração do Estado da Bahia, a implantação de processos tecnológicos de gestão pública, por meio do SEI – Sistema Eletrônico de Informações.
O sistema vai permitir que cada pessoa possa acessar informações sobre processos administrativos, assegurando assim, total transparência dos atos, que serão mais céleres, com melhor fluxo na execução das normas, sem papel, menos burocracia e maior controle social.
O lançamento do programa em Presidente Dutra se deu em ato solene, ocorrido na última sexta-feira, 14, com participação de técnicos da Prefeitura, da SAEB, do Ifba, o prefeito Robertão, o vice-prefeito Oberdan Machado, vereadores e servidores públicos que atuam diretamente nas áreas técnicas de projetos, recursos humanos, gestão e finanças.
O prefeito Robertão comemorou, afirmando que “o SEI marca o início de uma nova fase na administração municipal, trazendo agilidade, transparência, segurança e eficiência para os processos internos. É tecnologia a serviço do cidadão, garantindo que os serviços públicos cheguem mais rápido, com mais qualidade e com menos burocracia”.
De acordo com os técnicos responsáveis pela implantação do SEI, Presidente Dutra se alinha às melhores práticas de gestão do país, reforçando o compromisso com a inovação e com uma administração cada vez mais digital, acessível e responsável.
Para Pedro Nelson, secretário de administração do município, “instituir o SEI é o primeiro passo para o município se tornar uma cidade inteligente. Em breve diversos serviços serão ofertados pra população, com acesso por aplicativos (APP/celulares) facilitando a vida de quem utiliza o serviços públicos”
“Seguimos avançando com seriedade e trabalho, preparando o futuro da nossa cidade com ações concretas e transformadoras”, reforçou o prefeito Robertão.
O QUE É O SEI?
O SEI (Sistema Eletrônico de Informações) é um sistema de gestão de documentos e processos administrativos digitais utilizado por órgãos públicos no Brasil. Ele serve para criar, editar, tramitar e assinar documentos eletronicamente, substituindo o papel e permitindo maior eficiência, transparência e economia nos trâmites administrativos. Pessoas externas podem usar o sistema para acompanhar processos, enviar documentos e assinar acordos eletronicamente, após se cadastrarem como usuários externos.
PARA QUE SERVE O SEI?
Digitalizar processos: Substitui o papel, permitindo que a gestão de documentos e processos seja feita totalmente online.
Acelerar processos: Agiliza a tramitação, pois os documentos podem ser enviados e analisados por diferentes unidades em tempo real.
Aumentar a transparência: Garante maior controle sobre o andamento dos processos.
Reduzir custos: Diminui gastos com impressão, material de escritório e logística de transporte de documentos.
Melhorar a segurança: Evita a perda ou extravio de documentos físicos.
Permitir acesso remoto: Pode ser acessado de qualquer lugar, por meio de navegadores web e aplicativos em dispositivos móveis.
Integrar órgãos públicos: Faz parte do Processo Eletrônico Nacional (PEN), que permite a troca de informações e processos entre diversos órgãos e entidades.
GALERIA – Fotos: Márcia Dourado























