• INÍCIO
domingo, setembro 14, 2025
  • Login
Cultura & Realidade
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
Cultura & Realidade
No Result
View All Result

Caso Marielle Franco: confissão e nova prisão

REDATOR by REDATOR
24 de julho de 2023
in BRASIL, POLÍCIA, REPORTAGEM
0
Home BRASIL
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
ADVERTISEMENT

– Há cinco anos sem solução e com a Polícia Federal fora do caso, as investigações ficaram paralisadas. Com a retomada das investigações em fevereiro deste ano, com a participação da PF, amentou a crença de que o caso seja elucidado –

DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade

O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse nesta segunda-feira (24) que o ex-PM Elcio Queiroz confessou ter participado do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018. Com a confissão, feita após acordo de delação premiada com a Polícia Federal (PF), Elcio mudou a versão anterior de que dirigia o carro no momento do crime. E que apontava o colega Ronnie Lessa como autor dos disparos.

Segundo Dino, a delação embasou a operação da PF realizada hoje, que prendeu o ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa no Rio. Mais conhecido como Suel, ele já havia sido preso em 2020, acusado de ter se desfeito do carro usado na execução. No entanto, respondia em liberdade.

Foto: Ilustração/Reprodução

O ex-bombeiro vigiou e acompanhou os passos de Marielle antes do assassinato, segundo Dino. Além dessa participação, a delação de Elcio teria apontado outros participantes do crime, cujos nomes ainda não foram revelados.

Com a delação, a PF encerra investigação da execução. Mas falta ainda desvendar quem encomendou o crime. “A investigação não está concluída, [a delação] permite um novo patamar de investigação, a dos mandantes”, afirmou o ministro. “Nas próximas semanas, provavelmente haverá novas operações derivadas desse conjunto de provas colhido no dia de hoje.”

Marielle Franco (Psol) e o motorista Anderson Gomes foram assassinados na noite de 14 de março de 2018. A assessora Fernanda Chaves sobreviveu. Marielle foi a quinta vereadora mais votada do Rio nas eleições de 2016.

Legalidade e descobertas

A avaliação de especialistas é que com essas novas informações, o caso Marielle avance para responder as dúvidas com relação aos autores intelectuais do crime. O jurista Lenio Streck, professor de Direito Constitucional, avalia que as novas provas “puxam uma pena que podem levar a um galinheiro todo”, compara. Lenio avaliou a operação coordenada pela PF com o Ministério Público do Rio de Janeiro no ICL Notícias, transmitido pela TVT e a Rádio Brasil Atual.

“Flávio Dino está comprometido com isso, de levar a fundo e dar uma resposta (ao caso). E não há nenhum problema legal em que a Polícia Federal também investigue junto com o Estado, mesmo que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) não tenha federalizado o crime. Então não há nenhum problema que a Polícia Federal faça as investigações. A competência continua sendo da polícia estadual porque o STJ não levou para a Justiça Federal. Mas isso não significa que a PF não possa investigar porque uma coisa é competência jurisdicional, outra coisa é atribuição investigativa. Então tem coisas que vem por ai interessantes e que eu acho que são de puxar uma pena e sai todo um galinheiro nesse caso aí”, garantiu o jurista.

Tags: #MariellePresenteCaso Marielledestaque
Previous Post

Em palestra para alunos e professores do IFBA, a importância da FPI

Next Post

COPIRECÊ: EDITAL DE RETIFICAÇÃO DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – AGE

Next Post

COPIRECÊ: EDITAL DE RETIFICAÇÃO DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - AGE

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas notícias

Nova estrutura de segurança, teve influência de Elmo Vaz, diz governador

Nova estrutura de segurança, teve influência de Elmo Vaz, diz governador

11 de setembro de 2025
Galvani firma parceria com a Prefeitura de Irecê e investe R$ 1 milhão em iniciativas sociais

Galvani firma parceria com a Prefeitura de Irecê e investe R$ 1 milhão em iniciativas sociais

10 de setembro de 2025
Prefeito Robertão dá início ao maior programa de serviços de saúde da região

Prefeito Robertão dá início ao maior programa de serviços de saúde da região

8 de setembro de 2025
Irrigantes buscam a organização para superar desafios de comercialização

Irrigantes buscam a organização para superar desafios de comercialização

8 de setembro de 2025
Murilo Franca autoriza requalificação de residências atingidas por fogo

Murilo Franca autoriza requalificação de residências atingidas por fogo

29 de agosto de 2025
Festival de Cinema da Chapada Diamantina

Festival de Cinema da Chapada Diamantina

27 de agosto de 2025

Urgente

STF frustra professores, que esperavam receber 60% dos precatórios Fundef

24 de março de 2022

Tem criminosos aplicando o golpe do emprego com a marca do Sebrae

21 de março de 2022

Elmo Vaz e Luizinho deverão disputar as eleições deste ano

6 de março de 2022

Acidente mata mãe e filha entre Lapão e Irecê

7 de fevereiro de 2022

S. Francisco: comunidades ribeirinhas podem ser submersas

14 de janeiro de 2022

Polêmica em Central: prefeito é cassado e vice toma posse

13 de janeiro de 2022
Cultura & Realidade

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade

Navegação

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Fale Conosco

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade