• INÍCIO
quarta-feira, outubro 29, 2025
  • Login
Cultura & Realidade
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
Cultura & Realidade
No Result
View All Result

Jazon é inocentado em denúncia por crime de racismo

REDATOR by REDATOR
25 de abril de 2025
in BAHIA, POLÍTICA
0
Home BAHIA
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
ADVERTISEMENT

-Ministério Público arquiva denúncia contra diretor da Embasa e reconhece inocência de Jazon Junior após ampla investigação –

DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade*

Após meses de apuração detalhada, o Ministério Público do Estado da Bahia arquivou o procedimento que investigava a denúncia formulada por uma ex-assessora contra o diretor executivo de Gestão Corporativa da Embasa, Jazon Ferreira Primo Junior, na qual a denunciante alegava a suposta ocorrência de injúria racial e racismo. A decisão foi tomada pela 1ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos, especializada no combate ao racismo e à intolerância religiosa, com base nas provas coletadas durante o procedimento, que evidenciaram a ausência de justa causa para a acusação.

A denúncia afirmava que Jazon teria substituído a assessora sob a justificativa de que queria uma pessoa “mais negra” para o cargo de coordenadora do Comitê de Diversidade da empresa. A acusação foi registrada na Ouvidoria da Embasa, mas, de forma estranha, vazou e ganhou repercussão nas redes sociais e veículos de imprensa, expondo indevidamente a imagem do diretor e afetando sua honra e reputação.

Entretanto, o Ministério Público, especializado no combate ao racismo, concluiu que as acusações eram infundadas. A promotoria analisou minuciosamente documentos, gravações e ouviu mais de dez testemunhas, incluindo a própria denunciante, funcionários da Embasa, representantes do sindicato e o próprio Jazon Junior. Segundo o MP, o trecho de áudio apresentado pela denunciante não comprova qualquer manifestação do diretor relacionada à raça, cor ou identidade da vítima.

De acordo com a decisão da promotora Lívia Santana, “a afirmação de que Jazon queria uma mulher mais negra para o cargo foi feita exclusivamente pela noticiante”. Não há, no áudio apresentado, qualquer fala de Jazon que permita concluir que a escolha da nova coordenadora tenha sido baseada em discriminação por critérios raciais, afirma o parecer. Ao contrário, a decisão registrou que a gravação e as demais provas dos autos indicam a intenção de manter a representatividade na composição do Comitê — conduta não vedada pela legislação brasileira, mas autorizada como ação afirmativa, legítima e constitucionalmente amparada.

Com uma carreira consolidada na gestão pública, Jazon Junior já atuou na Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia, ao lado do então secretário e hoje governador Jerônimo Rodrigues. Também foi secretário de várias pastas estratégicas na Prefeitura de Irecê, entre 2017 e 2023, e teve recentemente seu mandato renovado por mais dois anos como Diretor de Gestão Corporativa da Embasa, em indicação aprovada pelo atual governador. É reconhecido como um profissional técnico e respeitado.

Em nota, Jazon afirmou que sempre confiou na Justiça baiana e brasileira. “Desde o início, estive absolutamente tranquilo. Sabia que jamais cometi qualquer tipo de discriminação e sempre tratei todos os funcionários com respeito e dignidade. A verdade veio à tona, e agora coloco um ponto final nessa acusação leviana que sofri”, declarou.

O arquivamento do caso representa não apenas a absolvição de Jazon Junior, mas também um alerta para os danos irreversíveis que acusações precipitadas e infundadas podem causar à imagem e à honra de um profissional público. Com a decisão, o Ministério Público encerra o procedimento investigativo, reconhecendo que não houve prática de crime.

(*) Conteúdo da Assessoria de Jazon Júnior

Tags: destaqueInjúriaInocênciaJazon JuniorRacismo
Previous Post

Eleições municipais em Mulungu do Morro ainda não foram desativadas

Next Post

Deputado Ricardo Rodrigues lidera pauta de enfrentamento aos efeitos da crise climática

Next Post
Deputado Ricardo Rodrigues lidera pauta de enfrentamento aos efeitos da crise climática

Deputado Ricardo Rodrigues lidera pauta de enfrentamento aos efeitos da crise climática

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas notícias

Professores receberão bônus de R$ 3 mil para investir em tecnologia

Professores receberão bônus de R$ 3 mil para investir em tecnologia

28 de outubro de 2025
Plataforma oferece aulões gratuitos para o ENEM

Plataforma oferece aulões gratuitos para o ENEM

27 de outubro de 2025
Ministra da gestão e inovação coloca Irecê como referência nacional

Ministra da gestão e inovação coloca Irecê como referência nacional

27 de outubro de 2025
INSS convoca 4 milhões de pessoas para prova de vida

INSS convoca 4 milhões de pessoas para prova de vida

24 de outubro de 2025
Elmo Vaz apresenta projeto de revitalização dos rios Verde e Jacaré

Elmo Vaz apresenta projeto de revitalização dos rios Verde e Jacaré

24 de outubro de 2025
Reforma Casa Brasil promete transformar moradias populares

Reforma Casa Brasil promete transformar moradias populares

23 de outubro de 2025

Urgente

STF frustra professores, que esperavam receber 60% dos precatórios Fundef

24 de março de 2022

Tem criminosos aplicando o golpe do emprego com a marca do Sebrae

21 de março de 2022

Elmo Vaz e Luizinho deverão disputar as eleições deste ano

6 de março de 2022

Acidente mata mãe e filha entre Lapão e Irecê

7 de fevereiro de 2022

S. Francisco: comunidades ribeirinhas podem ser submersas

14 de janeiro de 2022

Polêmica em Central: prefeito é cassado e vice toma posse

13 de janeiro de 2022
Cultura & Realidade

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade

Navegação

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Fale Conosco

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade