– O partido deu posse à nova direção partidária, liderada pelos porta vozes Laio Rodrigues e Eliana Gonzaga. O ato ocorreu na sala multiuso do jornal Cultura&Realidade, na última sexta-feira, 30 e contou com as presenças dos secretários do governo, Agnado Freitas e da Mulher, Meirinha e membro da Nacional Aulus Teixeira –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Reconhecida pelo Elo Estadual e Nacional do partido, pelos excelentes resultados, a Comissão Municipal da Rede Sustentabilidade de Irecê deu posse à nova composição diretiva. O Porta Voz João Gonçalves completou o seu ciclo de duas gestões seguidas e passou o “bastão” para o jovem Laio Rodrigues e Eliana Gonzaga, que continua Porta Voz. Joanderson Aleixo, Sócrates Júnior e Max Willer compõem o quadro de renovação na nova comissão municipal.
Na REDE, ocorre a paridade de gênero no comando partidário, com igualdade de poderes. Sempre um homem e uma mulher que compõem o quadro de gestão, estabelecendo a horizontalidade, equidade, transparência e o alinhamento das decisões e encaminhamentos em nome da instituição.
Presidente fundador do partido em Irecê, João Gonçalves fez parte do time dos cumpriu missão na coleta de assinaturas para Marina Silva criar a agremiação, entre 2013 e 2015, quando ocorreu o registro definitivo. Em ato contínuo, participou da ampliação dos quadros da Rede na Bahia, da qual até o presente momento é membro da Executiva Estadual e fundou o partido em Irecê, em 2015, com vistas às eleições de 2016, quando Meirinha, atual secretária da mulher, foi eleita vereadora, período em que foi instalado o primeiro mandato participativo/coletivo, tornando-se uma referência para o partido, nacionalmente.
O partido municipal promoveu a candidatura de Meirinha a deputada federal em 2018, sendo a candidata de maior votação nas regiões Norte e Nordeste, pelo partido recém-criado, naquela ocasião.
Em 2020 o partido renovou a cadeira no parlamento municipal, por meio da eleição de Pedro Sodré, quando Meirinha ficou na primeira suplência e foi convidada a compor o Poder Executivo, como secretária do Desenvolvimento Econômico e posteriormente assumiu a missão de implantar a Secretaria da Mulher. Em 2024, mais uma vez Meirinha fica na primeira suplência, nas eleições municipais daquele ano, quando o partido teve eleitos os vereadores Pedro Sodré e Edilson Cachoeira.
Meirinha retorna à titularidade da Secretaria da Mulher, conforme alinhamento do partido com o prefeito Murilo Franca. O partido também tem representação no Poder Executivo, nas áreas da saúde, educação, cultura e desenvolvimento econômico.
Defensor da corrente progressista, humanista, ambientalista e sustentabilista, João compreende ser, a REDE, o partido com os princípios e diretrizes que melhor inspiram as bandeiras dos novos tempos, na luta por uma sociedade capaz de rever o seu papel histórico planetário e avançar para um modelo capaz de gerar a prosperidade no campo e nas cidades.
“O nosso partido inspira também a renovação. Durante os 10 anos de existência, além de mim, por dois períodos, já foram porta vozes: Jalcineide Silva, Eliana Gonzaga, Augusto Jorge Figueiredo, Ju Paiva, Aulus Teixeira e Lumena Firmino, todos concedendo importantes contribuições. Esta alternância de gestão nos impõe a leveza em dizer que o partido não tem dono e é um gerador de revelações para a prática política com foco nas comunidades. Agora é a vez do jovem Laio Rodrigues, ao lado de Eliana Gonzaga, ofertarem suas energias para os novos avanços que o partido é capaz de propiciar”, disse João Gonçalves.
GALERIA



