– O maior evento interno da Box Cross74 de Irecê, surpreendeu pela qualidade técnica e número de participantes, com disputas de tirar o fôlego de quem estava apenas na torcida. Foi uma tarde daquelas em que os personagens principais, alunos/atletas, fizeram valer a pena –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
A tarde de sábado, no último dia 27, tinha tudo para ser mais um momento comum. Não foi. Faltou fôlego e sobrou alegria. Foi impossível, para muitos que participaram do maior evento de Crossfit interno do Box Cross74, em Irecê, ficar impassível ao emprego de tanta força e resistência dos participantes. Mais que disputa entre eles, notou-se a cooperação e vibrações quando colegas “concorrentes” superavam suas marcas.
Foi com este clima que Crossfiteiros, estimulados pela torcida dos seus familiares, participaram do evento na Associação Atlética Banco do Brasil, desafiando, em duplas, seus próprios limites, traduzidos nas faces, no suor, na postura dos seus corpos, no jogar-se ao chão após a sequência de exercícios, em busca daquele oxigênio a mais para os pulmões e os músculos aparentemente esgotados. Cada um deu o melhor de si, em suas duplas, para buscar o melhor resultado.
“A gente se prepara a cada dia nos wods (treino do dia) como opção de qualidade de vida. Mas quando o evento é anunciado, pinta aquela ansiedade, aquela vontade a gana de testar os nossos limites. Participar destes games é indescritível, pois embora não tenhamos um ambiente de disputa, é nele que a gente dá aquela carga a mais, para além dos treinos do dia a dia, superando nossas marcas e expondo o quanto nosso corpo é capaz de nos surpreender”, pontua a professora da Rede Municipal de Ensino e aluna da Cross74, Melka Betini. Ela disse que não tem dúvida, de que, quem estava apenas assistindo e torcendo, “ficou com aquela vontade estar ali naquela arena”, concluiu.
AS PROVAS
Os participantes foram divididos em três categorias. Iniciantes, intermediários e avançados, cada qual com seu nível de dificuldade, desenvolvendo exercícios em três etapas: cardio, força e resistência. Nesta perspectiva, foram executados exercícios como corrida, levantamento de peso olímpico, ginásticos, pull ups, saltos (box jumps) e PR de Clean com Complex.
Após o evento, todos saudaram seus colegas, como um evento de família que disputa e cooperam entre sí, torcendo para cada um superar seus limites, traduzindo os resultados das suas práticas cotidianas, no cuidado com o corpo e todas as suas interlocuções na promoção de uma vida saudável, a partir das atividades físicas e alimentação adequada.
O 2º Inter Games também revelou uma forte tendência de pertencimento e interação sociocomunitária, fortalecendo a convivência em grupo, das mais diferentes tendências pessoais, formações, religiosidade e pensamento ideológico. É um universo onde tudo o que interessa, é a saúde do corpo e as boas relações interpessoais, com absoluto respeito às diferenças.
POR DENTRO DO CROSSFIT
De acordo com a equipe Cross74, “CrossFit permite um aprimoramento físico a partir de exercício intensos, mobilidade, movimentos funcionais e treinos que elevam as capacidades físicas dos seus praticantes, estabelecendo mais velocidade, agilidade, força e resistência, dentre outros, melhorando a saúde e o bem-estar social, por meio de atividades em grupo, envolvendo movimento aeróbicos/cardio, ginásticos e levantamento de pesos”.
GALERIA – Fotos: Divulgação/Cross74







