• INÍCIO
sexta-feira, junho 20, 2025
  • Login
Cultura & Realidade
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
Cultura & Realidade
No Result
View All Result

A terrível dificuldade em falar ‘não’

REDATOR by REDATOR
5 de dezembro de 2020
in PSICOLOGIA
0
Home PSICOLOGIA
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
ADVERTISEMENT

POR Simone Demolinari

“Sinto muita dificuldade em falar ‘não’. Sou bonzinho demais, não consigo negar o que as pessoas me pedem. Sinto uma espécie de vergonha em negar. Parece que sou egoísta e que devo estar sempre pronto para agradar ao outro. Detesto ser assim”.

Recebi esse relato esta semana, porém a queixa é recorrente. Muitas pessoas sentem grande dificuldade em se posicionar de forma sincera com o outro. Acabam, com isso, se prestando a atitudes que não gostariam somente para não desagradar. Uma lástima!

Essas situações vão das mais simples até as mais complexas: um amigo que convida para um aniversário; um convite para ser padrinho/ madrinha de casamento ou do filho; um parente que pede para se hospedar por 15 dias na sua casa; um almoço de domingo na casa da sogra; dinheiro emprestado; ser fiador, etc. Quando isso ocorre, muitos contêm a vontade de dizer “não” e acabam dizendo “sim”. Além de aceitar, contrariando a própria vontade, ainda se fingem felizes.

“Pessoas que querem aparecer, receber confetes e ficar nos holofotes gostam de ajudar pessoas carentes e usufruir do prestígio que isso traz. Mas a motivação não é o altruísmo e sim o status que deriva disso. Adoram publicar e contar as próprias glórias. Mas as entrelinhas são: “sem mim, nada disso teria acontecido”


Mas por quê agimos assim?

Algumas reflexões sobre o assunto:

– Uma das razões tem a ver com a culpa. Nos sentimos culpados quando dispomos do que o outro precisa, mas negamos tal pedido. Nessa hora, nasce, equivocadamente, um sentimento de culpa. Sentimento que deriva da crença de que serei egoísta se não aceitar. Uma espécie de lógica invertida onde só o desejo de um prevalece; o do outro, não.

– Outra dificuldade tem a ver com o medo da rejeição. Acreditamos que ao negarmos a solicitação, seremos rebaixados de categoria. Tratamos logo de atender o outro para não perdermos prestígio e significância. Há quem chegue à situação de comprar coisas de que não gostou só pela dificuldade de dizer “não” ao vendedor que nem conhece. Imagine com pessoas conhecidas?

– Outro motivo que contribui para a dificuldade em falar “não” tem a ver com a baixa autoestima. Quando temos a sensação de menos valia, nos sentimos estranhamente devedores do outro. Dessa forma, atendemos a solicitação, pois é por meio dela que teremos um reforço positivo do outro. E isso contribui para nos sentirmos melhores.

– Mais um aspecto dessa dificuldade tem origem na vaidade. Pessoas que querem aparecer, receber confetes e ficar nos holofotes gostam de ajudar pessoas carentes e usufruir do prestígio que isso traz. Se sacrificam, gastam dinheiro, pedem favores, não medem esforços para serem protagonistas da vida do outro. Mas a motivação não é o altruísmo e sim o status que deriva disso. Adoram publicar e contar as próprias glórias; e o subtexto, as entrelinhas da legenda são: “sem mim, nada disso teria acontecido”. Sentem dificuldade em negar, pois isso afetaria sua imagem de “bom”.

Quando refletimos a fundo sobre o assunto, percebemos que a dificuldade em dizer “não”, que vem disfarçada de bondade, no fundo não passa de uma grande fragilidade. Melhorar isso implica em ser fiel a si mesmo. Essa mudança se faz fundamental para a saúde psíquica, além de um ótimo aditivo para a autoestima. E ainda nos liberta de uma prisão.

Simone Demolinari.jpg
Psicanalista com Mestrado
e dissertação em Anomalias
Comportamentais,
apresentadora na
102,9 e 98 FM

Tags: destaque
Previous Post

Boletim mostra avanço de HIV entre gays e de mortalidade por Aids em negras

Next Post

Militares devem estar atentos a “maus brasileiros”, alerta Bolsonaro

Next Post

Militares devem estar atentos a "maus brasileiros", alerta Bolsonaro

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas notícias

Encontro de gestores em educação reflete políticas de alfabetização

Encontro de gestores em educação reflete políticas de alfabetização

18 de junho de 2025
Morte de João da Cruz repercute em toda a Bahia

Morte de João da Cruz repercute em toda a Bahia

18 de junho de 2025
Há quase 30 dias, Irecê só respira, escuta e dança São João

Há quase 30 dias, Irecê só respira, escuta e dança São João

17 de junho de 2025
E aquela mancha vermelha no ovo? Tá ruim, ou não?

E aquela mancha vermelha no ovo? Tá ruim, ou não?

12 de junho de 2025
Prefeitura de Uibaí divulga programação oficial do São João

Prefeitura de Uibaí divulga programação oficial do São João

12 de junho de 2025
Ministério Público concede Selo Transparência a Irecê

Ministério Público concede Selo Transparência a Irecê

11 de junho de 2025

Urgente

STF frustra professores, que esperavam receber 60% dos precatórios Fundef

24 de março de 2022

Tem criminosos aplicando o golpe do emprego com a marca do Sebrae

21 de março de 2022

Elmo Vaz e Luizinho deverão disputar as eleições deste ano

6 de março de 2022

Acidente mata mãe e filha entre Lapão e Irecê

7 de fevereiro de 2022

S. Francisco: comunidades ribeirinhas podem ser submersas

14 de janeiro de 2022

Polêmica em Central: prefeito é cassado e vice toma posse

13 de janeiro de 2022
Cultura & Realidade

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade

Navegação

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Fale Conosco

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade