
– Novos saberes sobre nutrição animal e reserva estratégica de alimentos são algumas das inovações que estão melhorando as atividades agropecuárias na região de Irecê, mesmo em tempos de estiagens prolongadas –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade, Por João Gonçalves
“Estou com 70 anos, sempre vivi da roça e nunca tinha visto tanta coisa importante para o nosso trabalho”. Com este manifesto, dona Nercina Vaz avaliou o Seminário e o Dia de Campo realizados na manhã e noite de quinta-feira, 25, em Alto Bonito e na sexta-feira, 26, em Baixa Verde, comunidades rurais de Presidente Dutra, que contou com participação de diferentes gerações.
Os eventos fazem parte das ações de promoção do conhecimento, para o pleno domínio das inovações tecnológicas de convivência com as secas, de modo a melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias no meio rural.
Sob coordenação do Doutor em medicina Veterinária, Edgar Caetano, do Sistema Faeb/Senar/Sindicato Rural de Irecê, os eventos tiveram como finalidade, proporcionar troca de saberes sobre nutrição animal e reserva estratégica de alimentos para o período de estiagens.
O seminário versou sobre o aspecto teórico da reserva estratégica, tratando da sua importância e formação das áreas. O dia de campo cuidou de mostrar aos participantes as experiências bem sucedidas nas propriedades dos irmãos João, Mário e Miguel Machado, onde os visitantes conheceram as áreas e culturas plantadas, como a palma, mandioca, maniçoba, a pornúcia, gliricídia, moringa e algodão de seda e testemunharam como estas espécies contribuem para manter os animais em bom estado nutricional e produtivo o ano inteiro.
João, Miguel e Leila, esposa de Mario Machado, receberam a comitiva explicando como cada cultura contribuem para a gestão alimentar e boa produtividade dos rebanhos que eles tem (bovino e caprino leiteiro).
A avaliação de todos os participantes, de diferentes gerações, foi de aprovação, reconhecendo a ampliação de saberes e inovações tecnológicas de convivência com o semiárido.
“As informações passadas na programação teórica e a visita de reconhecimento da prática, permitiu novos conhecimentos que poderão nos ajudar a reduzir mão-de-obra, diminuir os riscos e aumentar nossos lucros”, avaliou Luiz Paulo Neiva, presidente da associação.
O secretário de agricultura Jheasper Mendes também aprovou os eventos. “Foram ações muito enriquecedoras. Comprovaram que em pouco espaço, bom manejo de culturas e foco, é possível ter uma pecuária forte e sustentável, mesmo em regime de prolongadas estiagens”, disse.
Os eventos foram realizados por iniciativa da prefeitura local, por meio da secretaria de agricultura, em parceria com o sistema Faeb/Senar, Sindicato Rural de Irece e Associação Comunitária de Alto Bonito.