• INÍCIO
segunda-feira, julho 14, 2025
  • Login
Cultura & Realidade
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
Cultura & Realidade
No Result
View All Result

Ações que melhoram a renda no campo mesmo na estiagem

REDATOR by REDATOR
29 de novembro de 2021
in Uncategorized
0
Home Uncategorized
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
ADVERTISEMENT

– Novos saberes sobre nutrição animal e reserva estratégica de alimentos são algumas das inovações que estão melhorando as atividades agropecuárias na região de Irecê, mesmo em tempos de estiagens prolongadas –

DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade, Por João Gonçalves

“Estou com 70 anos, sempre vivi da roça e nunca tinha visto tanta coisa importante para o nosso trabalho”. Com este manifesto, dona Nercina Vaz avaliou o Seminário e o Dia de Campo realizados na manhã e noite de quinta-feira, 25, em Alto Bonito e na sexta-feira, 26, em Baixa Verde, comunidades rurais de Presidente Dutra, que contou com participação de diferentes gerações.

Os eventos fazem parte das ações de promoção do conhecimento, para o pleno domínio das inovações tecnológicas de convivência com as secas, de modo a melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias no meio rural.

Sob coordenação do Doutor em medicina Veterinária, Edgar Caetano, do Sistema Faeb/Senar/Sindicato Rural de Irecê, os eventos tiveram como finalidade, proporcionar troca de saberes sobre nutrição animal e reserva estratégica de alimentos para o período de estiagens.

O seminário versou sobre o aspecto teórico da reserva estratégica, tratando da sua importância e formação das áreas. O dia de campo cuidou de mostrar aos participantes as experiências bem sucedidas nas propriedades dos irmãos João, Mário e Miguel Machado, onde os visitantes conheceram as áreas e culturas plantadas, como a palma, mandioca, maniçoba, a pornúcia, gliricídia, moringa e algodão de seda e testemunharam como estas espécies contribuem para manter os animais em bom estado nutricional e produtivo o ano inteiro.

João, Miguel e Leila, esposa de Mario Machado, receberam a comitiva explicando como cada cultura contribuem para a gestão alimentar e boa produtividade dos rebanhos que eles tem (bovino e caprino leiteiro).

A avaliação de todos os participantes, de diferentes gerações, foi de aprovação, reconhecendo a ampliação de saberes e inovações tecnológicas de convivência com o semiárido.

“As informações passadas na programação teórica e a visita de reconhecimento da prática, permitiu novos conhecimentos que poderão nos ajudar a reduzir mão-de-obra, diminuir os riscos e aumentar nossos lucros”, avaliou Luiz Paulo Neiva, presidente da associação.

O secretário de agricultura Jheasper Mendes também aprovou os eventos. “Foram ações muito enriquecedoras. Comprovaram que em pouco espaço, bom manejo de culturas e foco, é possível ter uma pecuária forte e sustentável, mesmo em regime de prolongadas estiagens”, disse.

Os eventos foram realizados por iniciativa da prefeitura local, por meio da secretaria de agricultura, em parceria com o sistema Faeb/Senar, Sindicato Rural de Irece e Associação Comunitária de Alto Bonito.


iMAGENS do seminário e dia de campo realizado para atender criadores e criadoras de Alto Bonito, com vistas a melhorar a nutrição animal nos períodos de seca, melhorando a renda e qualidade de vida das pessoas que trabalham no meio rural – Fotos: João Gonçalves/Equipe Secretaria de Agricultura de Presidente Dutra.
Tags: destaquenutrição animalpecuária
Previous Post

Assistência técnica rural com impacto nos resultados

Next Post

Mais uma derrota da oposição em Mulungu do Morro

Next Post

Mais uma derrota da oposição em Mulungu do Morro

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas notícias

COPIRECÊ: CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTAORDINÁRIA

COOPER-GRÃOS: EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA COMPARECIMENTO

10 de julho de 2025
São João de Irecê, tradição e inovação da melhor festa junina

São João de Irecê, tradição e inovação da melhor festa junina

25 de junho de 2025
Em mais uma noite de sucesso de artistas da cidade e grandes atrações

Em mais uma noite de sucesso de artistas da cidade e grandes atrações

21 de junho de 2025
Músicos de Irecê e João Gomes, marcam o segundo dia de festa em Irecê

Músicos de Irecê e João Gomes, marcam o segundo dia de festa em Irecê

20 de junho de 2025
Show marcante de Simone Mendes, no melhor Sanju

Show marcante de Simone Mendes, no melhor Sanju

19 de junho de 2025
Encontro de gestores em educação reflete políticas de alfabetização

Encontro de gestores em educação reflete políticas de alfabetização

18 de junho de 2025

Urgente

STF frustra professores, que esperavam receber 60% dos precatórios Fundef

24 de março de 2022

Tem criminosos aplicando o golpe do emprego com a marca do Sebrae

21 de março de 2022

Elmo Vaz e Luizinho deverão disputar as eleições deste ano

6 de março de 2022

Acidente mata mãe e filha entre Lapão e Irecê

7 de fevereiro de 2022

S. Francisco: comunidades ribeirinhas podem ser submersas

14 de janeiro de 2022

Polêmica em Central: prefeito é cassado e vice toma posse

13 de janeiro de 2022
Cultura & Realidade

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade

Navegação

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Fale Conosco

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade