• INÍCIO
sexta-feira, novembro 14, 2025
  • Login
Cultura & Realidade
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
Cultura & Realidade
No Result
View All Result

Alerta: Intoxicação por metanol preocupa autoridades

REDATOR by REDATOR
9 de outubro de 2025
in SAÚDE
0
Home SAÚDE
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
ADVERTISEMENT

– A intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas em São Paulo é um alerta para todo o Brasil. Laboratórios clandestinos distribuem destilados adulterados, com características e embalagens idênticas às originais –

DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade*

Um surto de intoxicação por metanol tem preocupado autoridades de saúde pública em várias regiões do Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, até o início de outubro, 24 casos já tinham sido confirmados, com cinco mortes registradas no estado de São Paulo. Além disso, existem outras ocorrências que seguem sob investigação, acendendo um alerta sobre o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.

A principal suspeita recai sobre destilados produzidos e comercializados de forma clandestina, que podem conter metanol, um tipo de álcool industrial altamente tóxico e invisível a olho nu. Segundo especialistas, o metanol não possui odor, cor ou sabor que permita sua identificação em bebidas, o que torna seu consumo ainda mais perigoso.

Ao ser ingerido, o metanol é metabolizado pelo organismo e transforma-se em substâncias tóxicas, como formaldeído e ácido fórmico. Esses compostos atacam o sistema nervoso central e o nervo óptico, podendo causar sintomas graves como náuseas, tontura, dor abdominal, visão turva, cegueira irreversível e até a morte, dependendo da quantidade consumida e do tempo até o atendimento médico.

Diante da gravidade dos casos, o Ministério da Saúde oficializou a Sala de Situação Nacional para monitorar as intoxicações e distribuiu estoques emergenciais de antídotos no SUS, especialmente nos estados mais afetados. Os tratamentos incluem o uso de etanol farmacêutico ou fomepizol, além de medidas para corrigir o metabolismo e em casos mais graves, hemodiálise.

A falta de fiscalização adequada e a circulação de bebidas adulteradas no comércio informal, dificultam o combate à prática criminosa. Muitos consumidores, atraídos por preços baixos, acabam adquirindo produtos sem procedência ou com rótulos falsificados.

Autoridades reforçam o alerta: a população deve evitar o consumo de bebidas destiladas cuja origem não possa ser comprovada e denunciar locais suspeitos. Em caso de sintomas após ingestão de álcool, o atendimento médico deve ser imediato, com relato da possível exposição ao metanol.

Enquanto as investigações continuam para identificar as fontes e os responsáveis pela adulteração, especialistas alertam que este tipo de intoxicação pode se repetir se não houver controle mais rígido e ações de conscientização.

(*) Fontes: BBC Brasil, G1 – Saúde, CNN Brasil, Diário de Pernambuco

Tags: AntídotosBebidasBebidas alcoólicasdestaqueIntoxicaçãoMetanolmortesSUS
Previous Post

Elmo Vaz é uma das apostas do Avante para Câmara Federal

Next Post

Brasil goleia Coreia do Sul

Next Post
Brasil goleia Coreia do Sul

Brasil goleia Coreia do Sul

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas notícias

Irecê conquista reconhecimento internacional

Irecê conquista reconhecimento internacional

13 de novembro de 2025
Irecê realiza campanha do Novembro Azul com exames gratuitos e ações educativas

Irecê realiza campanha do Novembro Azul com exames gratuitos e ações educativas

13 de novembro de 2025
Hospital de Irecê recebe prêmio internacional por excelência no atendimento a AVC

Hospital de Irecê recebe prêmio internacional por excelência no atendimento a AVC

12 de novembro de 2025
A trágica megaoperação do Rio de Janeiro e o bode na sala

A trágica megaoperação do Rio de Janeiro e o bode na sala

11 de novembro de 2025
Projeto Dom Hélder Câmara será lançado nesta terça-feira, em Irecê

Projeto Dom Hélder Câmara será lançado nesta terça-feira, em Irecê

10 de novembro de 2025
Aulão de Redação do Impacto movimenta Irecê

Aulão de Redação do Impacto movimenta Irecê

7 de novembro de 2025

Urgente

STF frustra professores, que esperavam receber 60% dos precatórios Fundef

24 de março de 2022

Tem criminosos aplicando o golpe do emprego com a marca do Sebrae

21 de março de 2022

Elmo Vaz e Luizinho deverão disputar as eleições deste ano

6 de março de 2022

Acidente mata mãe e filha entre Lapão e Irecê

7 de fevereiro de 2022

S. Francisco: comunidades ribeirinhas podem ser submersas

14 de janeiro de 2022

Polêmica em Central: prefeito é cassado e vice toma posse

13 de janeiro de 2022
Cultura & Realidade

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade

Navegação

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Fale Conosco

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade