– A metodologia adotada pelo deputado estadual Ricardo Rodrigues, favoreceu no acesso ao Ministro Carlos Fávaro, alcançando efeitos imediatos no enfrentamento dos impactos causados pela seca na região de Irecê –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Na tarde desta terça-feira, 28, deputados federais e estaduais, acompanhados de lideranças e produtores da região de Irecê, participaram de audiência com o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Carlos Fávaro, em Brasília, visando o atendimento das demandas feitas durante a Sessão Especial realizada em Irecê, pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, dirigida na oportunidade pelo deputado estadual Ricardo Rodrigues (PSD), em comunhão com o presidente da Comissão de Prevenção a Desastres Climáticos da Câmara Federal, deputado Leo Prates (PDT).
Durante o encontro, os deputados apresentaram as demandas de urgência, para minimizar os efeitos da crise hídrica na região norte da Bahia, em especial o Território de Irecê, como o adiamento do vencimento das dívidas agrícolas e acesso a novos créditos, conforme capacidade de cada produtor e o subsídio para baratear a compra de milho na Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, que tem sido um tormento para os produtores, que se ressentem da política do órgão na comercialização do grão, que neste momento é bastante demandado para alimentação de rebanhos.
O ministro atendeu aos pedidos, afirmando que iria adotar os procedimentos necessários para resolver a questão de crédito e que o governo irá subsidiar a compra do milho, de modo a se ter uma redução de aproximadamente 30% dos valores praticados pela Conab na região.
Para o deputado Ricardo Rodrigues, a Sessão Especial em Irecê, seguida da audiência com o Ministro, foram fundamentais para a obtenção dos resultados.
“Não tenho nenhuma dúvida, que a participação dos colegas deputados de modo tão intenso, e em especial das lideranças políticas e produtores da região, contribuíram bastante para sensibilizar o ministro Carlos Fávaro na adoção imediata das medidas. Elas são necessárias para diminuir o sofrimento das famílias produtoras, sobretudo aquelas que chegaram a perder duas safras neste ano. A união é a força da nossa representação, na luta pelo cumprimento do nosso dever”, disse o deputado.
GALERIA – Fotos: Divulgação



