• INÍCIO
terça-feira, julho 1, 2025
  • Login
Cultura & Realidade
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
Cultura & Realidade
No Result
View All Result

Covid-19: PR de Cabo Verde alerta que 2021 pode ainda ser pior

REDATOR by REDATOR
29 de setembro de 2020
in Uncategorized
0
Home Uncategorized
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
ADVERTISEMENT

Jorge Carlos Fonseca pede um “exercício mais efetivo” das autoridades no combate à Covid-19 na Praia, alertando que 2021 pode ser ainda pior em termos económicos. Governo fala em “massificação dos testes” à Covid-19.

DA REDAÇÃO | DW

A posição do Presidente cabo-verdiano e do Governo surge após reunião do Conselho da República, esta segunda-feira (28.09), que analisou a situação epidemiológica do arquipélago, quando o país regista um acumulado de 5.817 casos diagnosticados em seis meses e 59 mortos.

“Se não baixarmos [o nível de transmissão da doença], não conseguiremos retomar minimamente a economia, não poderemos iniciar a cooperação económica e as perspetivas – os cabo-verdianos têm de ter essa noção – não são boas (…). Não alterando este quadro, 2021 será um ano ainda bem mais difícil do que o de 2020”, enfatizou Jorge Carlos Fonseca.

Face às consequências económicas e sociais que o país desde já antecipa, o chefe de Estado defendeu que é possível fazer uma “reflexão” sobre um “consenso nacional” para a recuperação do país, envolvendo partidos, sindicatos e agentes económicos. Mas isto pode ser feito apenas depois do atual ciclo eleitoral, que além das autárquicas de 25 de outubro ainda prevê eleições legislativas e presidenciais em 2021.

O Governo, através do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, comprometeu-se com o objetivo de “massificação dos testes” à Covid-19 “para que se possa ter uma ideia mais precisa da situação da epidemia”, apesar de Cabo Verde ser já um dos países africanos “que mais testes faz”.

A intervenção do Governo ao nível dos testes visa também a diminuição do tempo de espera pelos resultados, já que 54% das amostras ultrapassam as 72 horas, com “efeitos negativos de propagação”.

Por isso, defendeu Jorge Carlos Fonseca, são necessárias medidas para “encurtar esse espaço de tempo”, tal como acabar com a necessidade de deslocação aos locais de teste para conhecer o resultado.


Alto número de infeções

Na reunião, foram ainda analisadas as condições de retoma do ano letivo em 1 de outubro, num momento em que há um “número significativo de casos de infeção” por Covid-19. Os casos estão, entretanto, concentrados sobretudo na ilha de Santiago, “e especialmente no concelho da Praia” – com 3.511 casos diagnosticados e 38 mortos. Nas restantes ilhas a situação está “sob controlo” ou “com evolução positiva”.

“Uma atenção especial deve continuar a merecer a situação da epidemia aqui na Praia. Isso implica vários tipos de ações. Uma ação de esforço de exercício mais efetivo das autoridades democráticas”, apelou, numa altura em que são visíveis sinais de relaxamento da população nas medidas de prevenção da transmissão da doença, como o distanciamento social ou o uso de máscara.

Defendeu, por isso, “mais e melhor comunicação” para explicar os riscos da doença aos vários grupos populacionais.

Economia cabo-verdiana depende bastante do turismo
Economia cabo-verdiana depende bastante do turismo

Situação económica

Com o país fechado ao turismo desde meados de março para conter a transmissão da pandemia, afetando um setor que garante diretamente 25% do Produto Interno Bruto (PIB), a situação económica de Cabo Verde foi analisada com a presença do vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia.

“A situação atual merece preocupação e sem a criação de condições que permitam alguma retoma da economia, nomeadamente do turismo, haverá riscos de deterioração da situação atual, que já é preocupante”, resumiu, no final, o Presidente de Cabo Verde.

Recordando indicadores que apontam para a perda de 30% das receitas fiscais em 2020 e a duplicação da taxa de desemprego para 20%, a reunião abordou a necessidade de “desconfinar” o país, nomeadamente a reabertura das fronteiras, cenário que o chefe de Estado entende ser necessário, assumindo que “está em causa a sobrevivência da economia” do arquipélago.

Contudo, alertou que não será possível “desconfinar” se Cabo Verde não fizer “recuar os números” da pandemia: “Temos de criar as condições mínimas para tanto”.

Tags: destaque
Previous Post

Primeira parcela do auxílio residual será paga a partir de quarta

Next Post

Presidente da Câmara Municipal de João Dourado, Rita de Cássia, assume a Prefeitura

Next Post

Presidente da Câmara Municipal de João Dourado, Rita de Cássia, assume a Prefeitura

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas notícias

São João de Irecê, tradição e inovação da melhor festa junina

São João de Irecê, tradição e inovação da melhor festa junina

25 de junho de 2025
Em mais uma noite de sucesso de artistas da cidade e grandes atrações

Em mais uma noite de sucesso de artistas da cidade e grandes atrações

21 de junho de 2025
Músicos de Irecê e João Gomes, marcam o segundo dia de festa em Irecê

Músicos de Irecê e João Gomes, marcam o segundo dia de festa em Irecê

20 de junho de 2025
Show marcante de Simone Mendes, no melhor Sanju

Show marcante de Simone Mendes, no melhor Sanju

19 de junho de 2025
Encontro de gestores em educação reflete políticas de alfabetização

Encontro de gestores em educação reflete políticas de alfabetização

18 de junho de 2025
Morte de João da Cruz repercute em toda a Bahia

Morte de João da Cruz repercute em toda a Bahia

18 de junho de 2025

Urgente

STF frustra professores, que esperavam receber 60% dos precatórios Fundef

24 de março de 2022

Tem criminosos aplicando o golpe do emprego com a marca do Sebrae

21 de março de 2022

Elmo Vaz e Luizinho deverão disputar as eleições deste ano

6 de março de 2022

Acidente mata mãe e filha entre Lapão e Irecê

7 de fevereiro de 2022

S. Francisco: comunidades ribeirinhas podem ser submersas

14 de janeiro de 2022

Polêmica em Central: prefeito é cassado e vice toma posse

13 de janeiro de 2022
Cultura & Realidade

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade

Navegação

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Fale Conosco

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade