– Na condição de Vice-Presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Ricardo Rodrigues dirigiu Sessão Especial e lidera movimento de deputados rumo a Brasília, visando atendimentos às demandas de urgência para a região de Irecê –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
A região de Irecê vive uma das suas mais graves crises climáticas dos últimos 40 anos. Relatórios de diferentes instituições, em toda a região, como a Copirecê, Cooagri e Sindicato Rural de Irecê, base social do Sistema Faeb/Senar-BA, apontam perdas totais das culturas cultivadas em regime de sequeiro, como o milho e feijão, e mais no caso de mamona a perda é de 90% da safra.
Para debater o contexto, que sinaliza para grave problema socioeconômico a partir do segundo semestre deste ano, o deputado estadual Ricardo Rodrigues (PSD), realizou Sessão Especial Itinerante da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, nesta sexta-feira, 25, no auditório do Centro de Capacitação Regional do Sistema Faeb/Senar/Sindicato Rural de Irecê, durante a programação da 24ª Expoagri.
O encontro articulado pelo deputado, contou com a participação de 18 deputados estaduais e 6 deputados federais, representando a Comissão de Prevenção da Desastres Climáticos, presidida pelo deputado Leo Prates (PDT). Também se fizeram presentes, o vice-governador Geraldinho (MDB) e os secretários de desenvolvimento rural e agricultura, pecuária, irrigação, pesca e aquicultura (Seagri) do estado da Bahia, Osni Cardoso e Pablo Barrozo, respectivamente.
Mais de 200 produtores, prefeitos, ex-prefeitos, (dentre eles, Murilo Franca e Elmo Vaz, respectivamente, prefeito e ex-prefeito de Irecê) secretários municiais e vereadores participaram da plenária, que debateu o momento da crise, sinalizando propostas para medidas governamentais de urgência, como redução dos custos de acesso a milho da Conab, adiamento dos vencimentos das dívidas agrícolas e celeridade na aplicação dos dispositivos que garantam o benefício da dupla tarifa, no consumo de energia elétrica, favorecendo aos produtores de culturas irrigadas.
Os trabalhos foram conduzidos pelo deputado Ricardo Rodrigues, que é vice-presidente da Comissão de Agricultura da Alba. Na oportunidade ele apresentou um relato das suas atividades na defesa da agricultura baiana, em especial da região de Irecê, recebendo excelentes avaliações dos presentes, como um mandato atuante e com excelente estrato de resultados.
Após a escuta das representações dos segmentos produtivos, como do Sindicato Rural de Irecê, pelo seu presidente João Gonçalves, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB) Dr. Humberto Miranda e cooperativas da região, a comissão encaminhou as propostas de urgência para serem encaminhadas ao Ministério da Agricultura, cujo titular da pasta, Carlos Fávaro, participou da Sessão em modo virtual e agendou para terça-feira, dia 28, às 17h, encontro em Brasília para tratar sobre as pautas encaminhadas pelo encontro.
GALERIA DE FOTOS/Ascom do mandato do deputado Ricardo Rodrigues









