Dr. Paulo Sérgio Menezes Luz agora é Cidadão Ireceense. O título foi entregue no último dia 16. No mesmo dia, ele inaugurou a nova sede do Escritório Regional da Adab, em Irecê e promoveu um ciclo de ações educativas para criadores e estudantes
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
O Diretor Geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Paulo Sérgio Menezes Luz, esteve em Irecê no último dia 16, quinta-feira, quando inaugurou a nova sede do escritório regional do órgão, localizado na rua São Francisco, onde funcionou o Comando da Policia Militar e a antiga EBDA. O ato ocorreu com participação de servidores, representantes de outros órgãos governamentais e vereadores de Irecê, além de lideranças do setor agropecuário.
A nova sede vai proporcionar maior capacidade operacional e de atendimento ao público usuário dos serviços da Adab, que tem como premissa, garantir a segurança sanitária nos setores agrícolas e pecuário, com vistas ao seu desenvolvimento sustentável. Seus serviços incluem a defesa sanitária animal e vegetal (controle de pragas e doenças), a inspeção de produtos agropecuários (inspeção de matadouros, frigoríficos e indústrias de produtos de origem animal) e a promoção da educação sanitária, de modo a preservar a saúde fitossanitária e zoossanitária das espécies e a segurança alimentar das pessoas.
TÍTULO
No mesmo dia, pela manhã, Paulo Sérgio foi homenageado, em concorrida cerimônia, na Câmara de Vereadores, com o título de Cidadão Ireceense, proposto pelo presidente do Legislativo Municipal Moisés Filocre (PSD), pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento econômico e à segurança alimentar da região de Irecê.
PALESTRAS EDUCATIVAS
Entre a homenagem e a inauguração, a Adab aproveitou a oportunidade e realizou um ciclo de atividades educativas, no auditório da Câmara de Vereadores. Entre as 14h e 18h, foram realizadas importantes palestras e a exposição de um relevante case de sucesso na área de agroindústria cooperativista, no âmbito da Agricultura Familiar.
O programa envolveu o Fiscal Estadual Agropecuário, Joiran Mendes, que falou do papel da Adab no controle de pragas e doenças em diversas culturas vegetais e a importância dos seus respectivos controles no desenvolvimento socioeconômico, citando diversos exemplos, como a pinha, no município de Presidente Dutra.
A programação seguiu com Dr. José Ramos, Diretor de Inspeção de Produtos Agropecuários, que expôs a questão dos produtos animais, no que tange aos aspectos de abate e controle sanitário, destacando a relevância deste serviço para garantir no mercado produtos alimentícios saudáveis e competitivos no mercado local, nacional e internacional.
Dr. Dilermando Passos, Médico Veterinário e Fiscal Estadual Agropecuário do órgão, relatou diversas experiências e os cuidados que os criadores devem ter, para o efetivo controle dos seus rebanhos, de modo a evitar prejuízos, como, por exemplo, o sacrifício de todo um rebanho, por doenças que poderiam ser prevenidas se cumpridos os protocolos dos criadores.
Por fim, o Diretor Comercial da Coopag Fred Jordão, contou a história de superação e inovações, em diversos momentos da Cooperativa da Agricultura Familiar, sediada na zona rural de Várzea Nova, que se tornou uma referência no interior da Bahia e vem desenvolvendo diversos mix de produtos, promovendo oportunidades de negócios e empregos.











