• INÍCIO
segunda-feira, julho 14, 2025
  • Login
Cultura & Realidade
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
Cultura & Realidade
No Result
View All Result

Final de ano com boa movimentação no campo das artes

REDATOR by REDATOR
23 de dezembro de 2021
in CULTURA
0
Home CULTURA
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
ADVERTISEMENT
  • Programação cultural natalina em Irecê, os escritores Ermania Ribeiro, Estácio Dourado e Maria Salomea fazem lançamento de suas obras, grêmio cultural de Uibaí volta às suas atividades, Zuza Mó, o filme, feira de artesanato e ‘Terras que libertam’, são os temas deste resumão das artes –

DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade

NATAL E MUSICALIDADE

A cidade decorada de Natal, por meio de uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Irecê/CDL, vem, há vários dias, promovendo intensa programação musical e proximidade das famílias com a boa música e os símbolos marcantes do espírito natalino. Ao terminar o ciclo, dia 6 de janeiro, vai, de certo ficar uma lacuna no centro da cidade, vez que está se tornando um hábito as famílias se dirigirem à Praça da Prefeitura e Calçadão, para verem as iluminação de Natal, a “casa” do Menino Jesus e ouvir boa música em acústico com excelente diversidade artística e musical.

Músicos ireceenses se apresentam diariamente na programação natalina da CDL – Foto: Elson Morais

UIBAÍ: GRÊMIO RETORNA COM A PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Na cidade de Uibaí, o mobilizador cultural e ambiental, Edimário Oliveira Machado, anuncia a retomada das atividades do Grêmio Cultural ‘A voz do povo’, espaço de vanguarda da vida social, artístico e cultural da cidade, que recentemente recebeu a visita da trupe de Solon Barreto, para gravações do filme “Uma história de cinema”.

O grêmio cultural passou por reformas na sua estrutura interna, durante os dois anos de isolamento social, em razão das normas de saúde pública, preventivas à Covid-19.

O espaço tem previstas programações para Natal e Reveillon.

Grêmio A Voz do Povo retorna com sua programação cultura – Foto: Edimário

FERIA DE ARTESANATO

A 3ª Feira do Sertão Criativo ocorreu com enorme sucesso, reforçando a importância da economia criativa e solidária. O evento ocorreu na Praça do Requintes, em Irecê, por iniciativa do movimento independente de artesãos e artesãs de Irecê e região, contou com dezenas de exposições do campo das artes plásticas, artesanatos em diversos materiais, principalmente tecido e madeira.

“Muitas peças lindas, que demonstram a tenacidade da força criativa do nosso povo. Me apaixonei por este colorido batedor, que estou levando para Goiânia”, disse Mercês Oliveira, ireceense que estava de férias durante o evento.

Articulada pelas artesãs Nara Flor e Roberta Queiroz, a feira contou com apoio da Prefeitura de Irecê, por meio da secretaria de indústria e comércio, liderada pela secretária Meirinha e teve em sua programação diversas manifestações artísticas, como recital de poesia e apresentações musicais.

“O que vimos na praça, em anos anteriores e nesta edição, foi muito lindo. A economia criativa, a música, a alegria, as brincadeiras infantis ocupando a praça, transformando e valorizando como ela deve ser, disse Janara Vieira.

Dentre as apresentações registramos: brincadeiras infantis com Rani Dourado, Luan Gonçalves, Mag Vieira e Marcos Magalhães e Quarteto Baião de Jazz e Verônica Bastos e Cordelista Luana Sousa, contação de histórias com Jane Machado, Os Hozzanas, Mateus Zingue, André Marques, A mesclã com Neto Rabelo, Paulo Teixeira e Francisco Gui, Yan Paiva e Índia Caatingueira.

ERMANIA RIBEIRO: ‘Diário de experiências cognopolitanas’

A Livraria&Papelaria Monaliza recebeu a bioquímica e escritora Ermania Ribeiro, uma das baluartes das Semanas de Arte e Cultura de Irecê, para o lançamento do seu livro ‘Diário de experiências cognopolitanas’, onde a autora organiza narrativas dos principais episódios ocorridos durante a fase de mudança da autora para a Cognópolis em Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, no período de 2014 a 2017. A autora relata as facilidades e dificuldades encontradas nesse período e a forma como os enfrentou.

Escrito em primeira pessoa, informais, solilóquios traduzidos em palavras escritas são uma forma de evidenciar a própria leitura dos fatos e parafatos sob a lente individualíssima da interpretação pessoal e, ao mesmo tempo, compõem uma autobiografia.

Ermania Ribeiro lança seu livro em Irecê, onde militou nos movimentos culturais no final da década de 80 – Foto: Reprodução

ESTÁCIO DOURADO: ‘É grave e crônicas’

Também na Livraria&Papelaria Monaliza o professor e filósofo Estácio Dourado, lançou mais um livro. ‘É grave e crônicas’, onde, de forma bem humorada, ele lança várias passagens do cotidiano das pessoas nas suas mais hilárias contradições, expondo ambientes e relações do contra, por si mesmas ou acolhe-se pelo outro. A obra também se encontra à disposição dos leitores pelas plataformas sociais do autor e em livrarias de Salvador e Arembepe/Camaçari.

Estácio Dourado, durante o lançamento na Monaliza – Foto: Divulgação

SALOMEA: “MARIA NÃO VAI COM AS OUTRAS”

A professora Maria Salomea dos Santos, paulista que atuou na Rede Municipal de Ensino de Irecê, mas que atualmente reside em sua terra natal, veio a Irecê neste mês de dezembro, ocasião em que lançou o livro ‘Maria não vai com as outras’, no auditório da Faculdade de Irecê (FAI), durante evento organizado pelo seu filho Marcos dos Santos, sócio-proprietário do conglomerado educacional FAI, Polo Unopar e Cometa.  

O evento ocorreu dia 17, com presenças de dezenas de amigos e profissionais de educação, que fizeram questão de enaltecer as qualidades da pessoa e da profissional Maria Salomea e, é claro, adquirir a obra, que relativiza a conduta comportamental dos sujeitos sociais, no mundo de imitações e competições aceleradas pela tecnologia da informação.

Maria Salomea e a sua obra – Foto: Divulgação

ZUZA MÓ

No dia 18, o diretor do filme ‘Zuza Mó, Kel Dourado, reuniu todo o elenco e equipe de produção, na Praça da Prefeitura, onde fez a primeira exibição do filme que faz um recorte da vida de José Alves de Andrade, que embora migrante, casou-se com Ana Joaquina Dourado (Nanana) em tempos de o nome da família tradicional era questão de honra.

O filme trás a reflexão dos interesses presentes nas relações sociais, envolvendo o poder econômico, a família e os sentimentos da paixão.

O público lotou a praça da exibição inaugural, numa demonstração da força da “sétima arte” em Irecê. A produção é uma ficção independente e inspirada em fatos.

A programação previa dois dias de exibição: sábado, 18 e domingo, 19. No primeiro dia, o público exigiu dupla apresentação. O que ocorreu. Parece que previa a chuva que impediu o cumprimento do programado para domingo. Aqueles e aquelas que se organizaram para segundo dia, perderam. Terão de esperar nova data a ser marcada. Se é que vai…

Praça pública lotada para ver Zuza Mó, o filme – Foto: Sócrates Junior

TERRAS QUE LIBERTAM

Da Chapada Diamantina, tivemos a grata surpresa do documentário ‘Terras que libertam – história dos Cupertinos’. Após ser indicado para festivais de cinema, tendo sido finalista do ‘Boden International Film Festival (BIFF)’ e semifinalista no ‘Stockholm Film & Television Festival (SFTF)’, ambos na Suécia, o filme ‘Terras que Libertam – histórias dos Cupertinos’, que retrata a memória e o cotidiano de comunidades quilombolas na Chapada Diamantina, no centro da Bahia, foi premiado como ‘Melhor Documentário do Five Continents’, no ‘International Film Festival’, da Venezuela.

 A produção do Geógrafo-documentarista, professor Diosmar Filho, também foi premiada como ‘Melhor Documentário Sul Americano’, no ‘International Documentary Film Awards’, na Eslováquia e ocupou ainda as categorias ‘Melhor Documentário com Trilha Original’, assinada pelo multi-instrumentista Mauricio Lourenço, e ‘Melhor Cinematografia’, ao diretor de fotografia Chico Soares.

Professor Diosmar Filho – Foto: Reprodução
Tags: destaque
Previous Post

Robertão termina primeiro ano da gestão bem avaliado

Next Post

O estalo do Padre Vieira

Next Post

O estalo do Padre Vieira

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas notícias

COPIRECÊ: CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTAORDINÁRIA

COOPER-GRÃOS: EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA COMPARECIMENTO

10 de julho de 2025
São João de Irecê, tradição e inovação da melhor festa junina

São João de Irecê, tradição e inovação da melhor festa junina

25 de junho de 2025
Em mais uma noite de sucesso de artistas da cidade e grandes atrações

Em mais uma noite de sucesso de artistas da cidade e grandes atrações

21 de junho de 2025
Músicos de Irecê e João Gomes, marcam o segundo dia de festa em Irecê

Músicos de Irecê e João Gomes, marcam o segundo dia de festa em Irecê

20 de junho de 2025
Show marcante de Simone Mendes, no melhor Sanju

Show marcante de Simone Mendes, no melhor Sanju

19 de junho de 2025
Encontro de gestores em educação reflete políticas de alfabetização

Encontro de gestores em educação reflete políticas de alfabetização

18 de junho de 2025

Urgente

STF frustra professores, que esperavam receber 60% dos precatórios Fundef

24 de março de 2022

Tem criminosos aplicando o golpe do emprego com a marca do Sebrae

21 de março de 2022

Elmo Vaz e Luizinho deverão disputar as eleições deste ano

6 de março de 2022

Acidente mata mãe e filha entre Lapão e Irecê

7 de fevereiro de 2022

S. Francisco: comunidades ribeirinhas podem ser submersas

14 de janeiro de 2022

Polêmica em Central: prefeito é cassado e vice toma posse

13 de janeiro de 2022
Cultura & Realidade

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade

Navegação

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Fale Conosco

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade