
– Patrimônio de grande valor ambiental, a caatinga e a fauna local se encontram bastante impactadas com a maior queimada que a brigada de Uibaí já enfrentou. Nesta segunda-feira à noite, chegaram os reforços do Corpo de Bombeiros/BA –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Nos primeiros minutos desta terça-feira, 21, no grupo de WathsApp, a coordenação da Brigada Voluntária de Combate a Incêndio de Uibaí, após mais uma noite de intensos combates, posta um áudio:
“Uma notícia boa pessoal para finalizar a noite! A Brigada de Combate a Incêndio conseguiu controlar o foco que tinha atravessado a estrada do parque eólico e ameaçava a caatinga da serra de Uibaí. Agora, próximo à meia noite, o pessoal fez a última inserção, deixamos o foco controlado, para fazer amanhã uma operação de rescaldo, já pelo Corpo de Bombeiros. Então… o foco que mais nos preocupava já está controlado. Mas existe ainda um outro foco fora de controle, que vai ficar para amanhã. É exatamente um foco que já havíamos controlado e ele ressurgiu”, informou um dos coordenadores da Brigada.
As notícias boas começaram já no final da tarde. Com a pressão de diversas lideranças políticas, organizações sociais e a disseminação de informações pelas redes sociais e na mídia estadual, finalmente se teve as primeiras respostas práticas. O governo do Estado atendeu os diversos pedidos e encaminhou uma equipe do Corpo de Bombeiros (CB), que chegou em Uibaí por volta das 20h desta segunda-feira.
De imediato ocorreu uma reunião entre o comando do CB e a coordenação da brigada local, quando avaliaram a dimensão da queimada e planejaram as ações a serem executadas nesta terça-feira.
CAMPANHA – Pelas redes sociais, o Ipêterras – Instituto de Permacultura em Terras Secas iniciou uma campanha para arrecadação de recursos financeiros para aquisição de gêneros alimentícios e água potável para reforço ao suporte de base aos brigadistas.
Os interessados em contribuir, podem fazer qualquer doação através do PIX 01684460000149, que é o CNPJ da UMBU, organização social que dá abrigo à Brigada de Combate a Incêndios Florestais de Uibaí.