– Uma cidade que nunca teve política de expansão imobiliária. ‘Não se desenvolveu’, cresceu sem planejamento, com aguda permissividade, construindo-se em áreas alagáveis, na mais absoluta negligência do poder público. O prefeito Elmo Vaz vai minimizar os efeitos desta omissão histórica –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Durante entrevista ao Jornal 101, da rádio News FM, sob comando do radialista Vítor Souza, o prefeito de Irecê, Elmo Vaz, anunciou as primeiras ações para a implantação de uma das mais importantes obras da história da cidade, a macrodrenagem, que visa reduzir os efeitos negativos da expansão imobiliária desordenada da cidade.
Durante a entrevista que ocorreu nesta quinta-feira (13), o prefeito traduziu a publicação a publicação do Aviso de Licitação, feita pelo Diário Oficial, para compra de 18,2 mil metros de tubulações para a obra.
Ao todo, cinco linhas de escoamento vão percorrer ruas e avenidas e assim drenar pontos de alagamentos em mais de 18 quilômetros de logradouros da cidade, conforme o seguinte esquema:
Linha 1 – Sai das proximidades da nova Praça do Baixão de Sinésia, passa nas imediações do PSF do Loteamento Fernandes, desce pela lateral da Policlínica e vai até a estrada do Mocozeiro.
Linha 2 – Nasce no Jardim Europa, cobre a área do Vivendas e se conecta com a rede do Recanto das Árvores.
Linha 3 – Dedicada especialmente à 1º de Janeiro, começa nas imediações da Schin, contorna o trecho da UPA e desce por toda extensão da avenida, passando pela Rodoviária, segue pelo Clube Atlântico e atravessa a Estrada do Feijão.
Linha 4 – Sai da região do Colégio Polivalente, corta a Praça do São João e se conecta com outra linha que vem da Avenida Santos Lopes, nas imediações do Estádio Joviniano Dourado, chega ao Ginásio de Esportes, de onde vai até a ponte do Júlio Pereira.
Linha 5 – Será instalada a partir da Avenida Raimundo Bonfim, com sentido à Praça CEU e à Rua João Batista, para então ser ligada à Avenida Tertuliano Cambuí e ao Mercadão, descendo pela Av. Júlio Pereira.
“Além da rede principal com 14 mil metros de tubos com 600mm até 1500mm de diâmetro, a obra também prevê mais 4 mil metros de tubulação com tamanhos menores para realizar a captação secundária no entorno das ruas, formando um sistema integrado e eficiente para evitar alagamentos e preservar a infraestrutura do município”, completou engenheiro, Elmo Vaz, numa explicação técnica.
ANEL VIÁRIO
Em outra importante frente de atuação, com estudos de topografia e medidas preliminares, a empresa responsável pela construção do Anel Viário já iniciou a execução da tão sonhada obra que vai interligar três rodovias e reduzir o fluxo de veículos pesados no Centro da cidade, o que vai acabar com os impactos desta modalidade de tráfego, sobre a pavimentação urbana.
Com informações da ASCOM/PMI