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Irecê resgata dívida histórica: vai iniciar a macrodrenagem

REDATOR by REDATOR
13 de janeiro de 2022
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– Uma cidade que nunca teve política de expansão imobiliária. ‘Não se desenvolveu’, cresceu sem planejamento, com aguda permissividade, construindo-se em áreas alagáveis, na mais absoluta negligência do poder público. O prefeito Elmo Vaz vai minimizar os efeitos desta omissão histórica –

DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade

Elmo Vaz, prefeito de Irecê – Foto: Reprodução/Redes Sociais

Durante entrevista ao Jornal 101, da rádio News FM, sob comando do radialista Vítor Souza,  o prefeito de Irecê, Elmo Vaz, anunciou as primeiras ações para a implantação de uma das mais importantes obras da história da cidade, a macrodrenagem, que visa reduzir os efeitos negativos da expansão imobiliária desordenada da cidade.

Durante a entrevista que ocorreu nesta quinta-feira (13), o prefeito traduziu a publicação a publicação do Aviso de Licitação, feita pelo Diário Oficial, para compra de 18,2 mil metros de tubulações para a obra.

De acordo com o gestor, a iniciativa será um marco na infraestrutura urbana de Irecê, custará R$ 30 milhões aos cofres públicos. Ele esclareceu que a obra, vai utilizar a tecnologia dos tubos de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) para criar uma resistente rede de escoamento de águas pluviais. “O Sistema de Macrodrenagem vai sanar um problema crônico da cidade, que, nos últimos dias, foi potencializado pelo longo período de chuvas”, disse ele.

Ao todo, cinco linhas de escoamento vão percorrer ruas e avenidas e assim drenar pontos de alagamentos em mais de 18 quilômetros de logradouros da cidade, conforme o seguinte esquema:

Linha 1 – Sai das proximidades da nova Praça do Baixão de Sinésia, passa nas imediações do PSF do Loteamento Fernandes, desce pela lateral da Policlínica e vai até a estrada do Mocozeiro.

Linha 2 – Nasce no Jardim Europa, cobre a área do Vivendas e se conecta com a rede do Recanto das Árvores.

Linha 3 – Dedicada especialmente à 1º de Janeiro, começa nas imediações da Schin, contorna o trecho da UPA e desce por toda extensão da avenida, passando pela Rodoviária, segue pelo Clube Atlântico e atravessa a Estrada do Feijão.

Linha 4 – Sai da região do Colégio Polivalente, corta a Praça do São João e se conecta com outra linha que vem da Avenida Santos Lopes, nas imediações do Estádio Joviniano Dourado, chega ao Ginásio de Esportes, de onde vai até a ponte do Júlio Pereira. 

 Linha 5 – Será instalada a partir da Avenida Raimundo Bonfim, com sentido à Praça CEU e à Rua João Batista, para então ser ligada à Avenida Tertuliano Cambuí e ao Mercadão, descendo pela Av. Júlio Pereira.

 “Além da rede principal com 14 mil metros de tubos com 600mm até 1500mm de diâmetro, a obra também prevê mais 4 mil metros de tubulação com tamanhos menores para realizar a captação secundária no entorno das ruas, formando um sistema integrado e eficiente para evitar alagamentos e preservar a infraestrutura do município”, completou engenheiro, Elmo Vaz, numa explicação técnica.

ANEL VIÁRIO

Em outra importante frente de atuação, com estudos de topografia e medidas preliminares, a empresa responsável pela construção do Anel Viário já iniciou a execução da tão sonhada obra que vai interligar três rodovias e reduzir o fluxo de veículos pesados no Centro da cidade, o que vai acabar com os impactos desta modalidade de tráfego, sobre a pavimentação urbana.

Com informações da ASCOM/PMI

Tags: destaqueElmo VazMacrodrenagem
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