– Instalação de um Centro de Formação do Senar/Bahia deverá ter início ainda este ano em Irecê. Tratativas neste sentido foram estabelecidas entre a Faeb/Senar, Aprir e o Sinpri –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
O escritório administrativo da Associação dos Pecuaristas da Região de Irecê (APRIR) abrigou, nesta segunda-feira, 9, reunião de trabalho entre o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, Humberto Miranda, o coordenador de operações do Senar Felipe Cabral, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Irecê (SINPRI) João Gonçalves e os dirigentes da APRIR, Alan Oliveira, José Renato Costa e João Marlon. Na pauta, a instalação de um Centro de Formação do Senar/BA em Irecê.
A ideia é transformar cidades vocacionadas em polos regionais de capacitação de mão de obra rural, com filosofia de preparar os jovens de toda região para fazer a diferença em campo, através de conhecimento e acesso às novas técnicas e tecnologias capazes de aumentar a produtividade e reduzir o custo de produção.
A proposta apresentada por Humberto Miranda contempla a construção, em uma área do Parque de Exposição, de uma estrutura que vai abrigar uma escola de formação em agronegócio e difusão de novas tecnologias, com salas de estudo, centro de treinamento, auditório com capacidade para 98 pessoas, coordenação pedagógica, secretaria escolar, sala de docentes, refeitório, copa, banheiros, almoxarifado, administrativo e sede do Sindicato. Ao todo, serão 570 m2 de área construída, com perspectiva de ampliação futura, através da implantação de uma fazenda escola, onde os alunos poderão colocar em prática todo conteúdo aprendido em sala de aula. “Um dos gargalos que nós enfrentamos no mercado é a falta de prática dos profissionais recém-formados. O objetivo aqui é justamente sanar esse problema, oferecendo formação qualificada, aliando teoria e prática”, avaliou Miranda.
A proposta, fruto de reivindicação do Sindicato dos Produtores Rurais da Região de Irecê, articulada com a APRIR, foi recebida com bastante entusiasmo e será levada para aprovação da diretoria. O presidente da Aprir, Alan Oliveira, disse que há tempos aguardava por uma parceria que pudesse viabilizar esse sonho. “Isso é um presente não só para Irecê, mas para toda região. No que depender da gente, a execução começa já”.