– Se dependesse apenas de Ibipeba, na região de Irecê, Lula e Jerônimo estariam eleitos com bastante folga, já no primeiro turno das eleições. A campanha liderada pelo prefeito Demóstenes Barreto reflete este cenário, conforme dois levantamentos realizados no último final de semana pela C&R Pesquisas –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Enquanto as pesquisas em toda a Bahia, inclusive na região de Irecê, apontam uma retração do favoritismo de ACM Neto (União), candidato oposicionista e o crescimento do governista Jerônimo Rodrigues (PT), com estabilidade do candidato bolsonarista, João Roma (PL), rumo ao Palácio de Ondina, em Ibipeba, o prefeito Demóstenes Barreto vem fazendo o dever de casa, na condição de correligionário do candidato do PT.
O prefeito, que tem sua administração aprovada por 81% dos ibipebenses, apoia Lula para presidente, Jerônimo Rodrigues para governador e Otto Alencar para senador. “Aqui a gente vota no time completo. Inclusive nossos candidatos a deputado estadual e federal são todos do time de Lula e de Jerônimo”, disse o prefeito.
O Instituto C&R Pesquisas, de propriedade da Terra Viva/João Gonçalves, esteve em Ibipeba nos últimos dias 17 e 18 e posteriormente nos dias 19 e 20, por iniciativa própria, quando fez levantamento de dados e constatou que Lula e Jerônimo lideram as intenções de voto no município.
O resultado aponta para uma vitória esmagadora do ex-presidente Lula no município, onde tem 80% das intenções de votos, sobre Jair Bolsonaro, que obteve apenas 8%. Os candidatos da pretensa terceira via, Ciro Gomes tem apoio de 4% e Simone Tebet alcançou 1%. Brancos, nulos, não souberam ou não quiseram responder, somam 7%. Os demais candidatos não tiveram indicações. É possível que Bolsonaro chegue a 12% dos votos no município, enquanto Lula poderá ter sua margem ampliada.
Para governador, Jerônimo lidera a disputa no município com 55%. ACM Neto tem 18% e João Roma obteve 3% das intenções de voto. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos, nulos e os eleitores que não quiseram responder somam 3%. Em Ibipeba, os indecisos são 21%.
Considerando que ACM Neto tem o melhor desempenho como candidato de oposição ao grupo liderado pelo atual governador Rui Costa, é possível que ele obtenha a maior parte dos eleitores indecisos, podendo chegar, pelos cálculos da C&R Pesquisas, a 34%, com a margem de erro, pode chegar até mesmo 37,91% dos votos dos ibipebenses, o que mesmo assim, seria derrotado nas terras ibipebenses. Existe a possibilidade de Jerônimo superar a casa dos 60% dos votos naquele município.
Na disputa para o Senado, Otto Alencar lidera em 48% das intenções de voto, contra o candidato de ACM Neto, Cacá Leão, que tem apenas 5%. Cícero Ribeiro, Marcelo Barreto e Raissa Soares, aparecem cada qual com 1% e Tâmara Azevedo não pontuou. Brancos e nulos somam 5%, não quiseram responder 2% de eleitores indecisos, 37%. Tanto Cacá Leão, quanto Otto Alencar poderão ter seus indicadores ampliados significativamente.
APROVAÇÃO DO GOVERNO DEMÓSTENES BARRETO
ÓTIMA 21%
BOA 60%
RUIM 6%
PÉSSIMA 3%
NÃO QUISERAM RESPONDER 3%
NÃO SOUBERAM RESPONDER 7%
DESEMPENHO DOS CANDIDATOS A PRESIDENTE
Lula 80%
Bolsonaro 8%
Ciro 4%
Simone Tebet 1%
Branco 1
NÃO QUISERAM RESPONDER 1%
NÃO SOUBERAM RESPONDER/INDECISOS 5%
As demais opções 0%
DESEMPENHO DOS CANDIDATOS A GOVERNADOR
JERÔNIMO 55%
ACM NETO 18%
JOÃO ROMA 3%
BRANCOS 1%
NULOS 1%
NÃO QUISERAM RESPONDER 1%
NÃO SOUBERAM RESPONDER/INDECISOS 21%
As demais opções não pontuaram o suficiente
DESEMPENHO DOS CANDIDATOS AO SENADO
OTTO ALENCAR 48%
CACÁ LEAO 5%
CÍCERO RIBEIRO 1%
MARCELO BARRETO 1%
RAISSA SOARES 1%
NULOS 2%
BRANCOS 3%
NÃO QUISERAM RESPONDER 2%
NÃO SOUBERAM RESPONDER/INDECISOS 37%
As pesquisas, uma para presidente e outra para governador, tiveram o mesmo Plano Amostral, margem de erro estimada em 3,91% e margem de segurança na ordem de 95%. A presidencial está registrada no TSE sob o número BR – 03425/2022 e a de governador e senador pelo número BA-05369/2022.