
– O clima de satisfação dos visitantes e dos expositores revelam o sucesso da 2ª Fernacc 2022, que envolveu diversas cadeias de empreendimentos e se tornou uma importante oportunidade de negócios e fortalecimento de marcas para o mercado –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
“Parece que estamos em outro mundo, em um grande shopping, com muitas variedades, muitas novidades, muita gente bonita, revendo amigos e fazendo compras”, disse surpresa, a visitante Maria Adélia, 45 anos, residente em Jacobina, em visita de final de semana na casa de amigos em Irecê.
Foi neste clima que por quatro dias, empreendedores do comércio, prestação de serviços, tecnologia, veículos, máquinas para construção civil e agropecuária, energia renovável, agricultura familiar, agronegócio, arte, cultura e lazer, interagiram no último final de semana, durante a 2ª Fernacc – Feira Regional Multissetorial, que ocorreu na cidade de Irecê, no último período de 15 a 18 de setembro, com visitação de quase aproximadamente 40 mil pessoas durante o evento, com média diária superior a 9 mil pessoas.
Desfiles de moda, de noivas e até mesmo de pequenos animais, atrações culturais como danças folclóricas e encontro de sanfoneiros, também fizeram parte da feira que se notabilizou pela promoção do fortalecimento das marcas, negócios firmados e prospecção, metas significativas que favoreceram para o elevado índice de satisfação dos expositores. Todos que foram contatados pela reportagem confirmam plena satisfação com a feira, anunciando que fizeram reservas para a 3ª edição, prevista para ocorrer em setembro de 2023.
Para Gilmar Sena, sócio da Tokaia, especialista em tecnologia de segurança e monitoramento, a Fernacc apresentou excelentes resultados. “Estamos todos impactados com o grande sucesso do evento. Sabíamos que seria muito bom, mas superou todas as nossas expectativas”, disse ele, que instalou no circuito da feira um quite de equipamentos que monitorou o fluxo do público, por leitura facial e registrou mais de 100 mil visitas, parte delas pelas mesmas pessoas, em dias diferentes, por público estimado em aproximadamente 40 mil pessoas.
A feira da agricultura familiar e agronegócio teve uma arena exclusiva, contando com produtores de cachaça, produtos derivados de milho e leite, produtos orgânicos e artesanatos.
A artista plástica e Fonoaudióloga Vanessa Dourado teve o seu box entre os mais visitados. “Estou surpresa com a dimensão do evento. Estou superfeliz com o resultado”, disse ela, que oportunizou o acesso de crianças a diversos brinquedos educativos feitos com madeira. No espaço, as crianças esqueceram de aparelhos eletrônicos e se divertiram com a diversas opções que estimulam a criatividade e o raciocínio lógico.
Os expositores que atuam no ramo de energia renovável, como as que ofertaram planos para autonomia energética residencial, empreendimentos rurais e urbanos, também demonstraram plena satisfação, afirmando possibilidades de investimentos para maior presença na próxima edição da Fernacc, a exemplo das especializadas em energia solar, Eco Bahia e Gauss.
O setor de máquinas e veículos recebeu empresas de renome, como a GM e Honda, Volvo, Randon e Justi Equipamentos, que manifestaram plena satisfação com a receptividade e visão empreendedora do público de Irecê.
Segundo Lúcia Gonçalves, CEO da Agência Vitória Contatos, detentora da marca Fernacc, foram muitos os desafios para conseguir realizar o sonho da 2ª Fernacc. “As dificuldades maiores foram as incertezas, depois de três anos adiada por conta da Pandemia. A nossa primeira edição, em 2019, foi bem sucedida, mas os impactos da Covid, na economia e no emocional de todos nos deixaram uma série de dúvidas. Mas já nos nossos primeiros contatos, renovamos a certeza de que seria um evento para celebrar a vida e os bons negócios, e o resultado está aí. Todos os nossos parceiros plenamente felizes”, disse a idealizadora da feira.
De acordo com ela, esta edição projetou o evento como a maior feira de negócios multissetoriais do centro norte baiano e contou com parceiros relevantes, a exemplo do Sebrae, Banco do Nordeste, SISTEMA FAEB/SENAR/SINPRI, Prefeitura de Irecê, CAR, Unicafes, e os apoios da Associação Comercial e Empresarial de Irecê e CIEB.
Segundo disse o gerente do posto da agência local do Banco do Nordeste, instalada no circuito da feira, foi surpreendente os resultados do evento. “Estamos muito satisfeitos, a interação com nossos clientes e a construção de novas oportunidades foram estabelecidas. Fechamos negócios incríveis, que vão ampliar as condições de sucesso de diversos empreendedores que ainda não faziam parte da nossa relação de clientes”, disse Giorlan Xavier, gerente de atendimento do Banco do Nordeste.
Para o gerente do Escritório Regional do Sebrae, Edirlan Souza, “a Fernacc, em sua segunda edição, se revela um evento de extraordinária importância para os empreendedores e que merece uma atenção redobrada para as próximas edições”.
O prefeito Elmo Vaz, que fez a abertura oficial ao lado da secretária de indústria de comércio da cidade, Meire Joice (Meirinha) disse a Feira Regional Multissetorial é uma realidade. “Um evento arrojado, fruto da garra empreendedora de Lúcia Gonçalves, que no próximo ano poderá ser realizado em um espaço maior”, sinalizou.
Representando o Sistema Senar, um dos patrocinadores do evento, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais (SINPRI) João Gonçalves ressaltou a importância das atividades rurais, tanto agrícolas como pecuárias, para o fomento do desenvolvimento social e econômico, ampliando as oportunidades da cidade e do campo, na produção de alimentos e matéria prima essencial para as diferentes cadeias de produtos representadas na feira.
BRUZINAÇO DO ATÉ LOGO!
Os expositores caminhões e máquinas pesadas resolveram celebrar o encerramento do evento com buzinaço. “Em todos os eventos que participamos com êxito, celebramos com buzinaço”, disse Demétrio, chamando a atenção de todo o público, momentos antes de encerramento da feira, na noite de domingo, 18, estabelecendo aquela sensação de despedida, como se comunicando um até breve, logo estaremos de volta.
GALERIA DE FOTOS
























