• INÍCIO
sexta-feira, julho 11, 2025
  • Login
Cultura & Realidade
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
Cultura & Realidade
No Result
View All Result

Marina traz os motivos para não ter comparecido a evento de apoio a Lula

REDATOR by REDATOR
1 de maio de 2022
in Uncategorized
0
Home Uncategorized
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
ADVERTISEMENT

Parte das lideranças da Rede declararam apoio à candidatura do petista à Presidência na quinta-feira, mas ex-ministra não foi 

Da Redação | O Globo

A fala do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a ex-ministra Marina Silva não foi vista por ela nem por seu entorno como um aceno. No evento em que grande parte da Rede anunciou o apoio à candidatura do petista, Lula afirmou que esperava que sua ex-aliada estivesse lá, mas que não entendia porque ela às vezes “demonstra momentos de raiva”. Em entrevista ao GLOBO, Marina se disse “surpresa com a surpresa” do ex-presidente por sua ausência na cerimônia, mas ressaltou que se mantém aberta ao diálogo. 

Na última quinta-feira, uma parte relevante do partido de Marina, encabeçada pelo senador Randolfe Rodrigues (AP), formalizou a aliança com Lula em um evento em Brasília. A sigla liberou seus membros a apoiarem tanto a campanha do petista quanto do pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes.

Rompida com Lula desde que saiu do Ministério do Meio Ambiente, em 2008, Marina não compareceu ao evento. A relação entre os dois estremeceu ainda mais após a eleição presidencial de 2014, quando a ex-ministra foi alvo de ataques por parte da campanha petista a favor da ex-presidente Dilma Rousseff.  

Ao GLOBO, Marina rebateu a fala de Lula a respeito de não entender seus “momentos de raiva”. A ex-ministra vê a declaração de diminuir políticas mulheres levando questões objetivas à subjetividade, como “mágoa” e “rancor”.  Ela reforçou que suas questões com o ex-presidente são divergências políticas. 

— Imagino que o presidente Lula não estivesse desavisado. Ele disse que ficou surpreso. Eu fiquei surpresa com a surpresa dele. Eu não estava lá não por uma questão de raiva ou mágoa. Nós temos divergências políticas, e as divergências precisam ser discutidas com base em uma agenda programática. Com foco nos problemas sociais e econômicos que estão indo para um verdadeiro precipício — disse.

Ainda assim, Marina ressaltou que “o diálogo no campo democrático está aberto” e que é possível discutir as divergências, desde que as conversas tenham como base uma agenda programática. A ex-ministra já havia declarado que poderia abrir um canal de conversa com Lula, desde que o PT reconheça os erros cometidos no passado.

Após a declaração de Lula, aliados tanto de Marina quanto do ex-presidente afirmaram que há uma expectativa para que o petista ligue para sua ex-ministra. No entanto, interlocutores de Lula afirmam que o postulante a seu terceiro mandato no Palácio do Planalto tem resistência de dar esse primeiro passo.

Em resposta à atitude do petista, os interlocutores disseram que ele precisa tratá-la ao menos com “o mesmo carinho” que trata Geraldo Alckmin, adversário histórico de Lula e que será vice em sua chapa neste ano. 

— Eu defendo a Justiça social, os direitos humanos, o desenvolvimento sustentável. É com base nessas agendas que me disponho ao diálogo. Só os autocratas não se dispõem ao diálogo. Estou aberta ao diálogo não em cima de subjetividades, se é raiva ou mágoa. Eu e Lula temos, em várias questões da vida, algumas afinidades e algumas divergências. Essas divergências se aprofundaram e eu saí do governo, mas sempre mantive contato com os demais membros do governo — afirmou Marina. 

Como exemplo de que está disposta ao diálogo, Marina afirmou que analisa um possível apoio à candidatura de Fernando Haddad, ex-ministro de Lula e pré-candidato ao governo de São Paulo. A ex-chefe da pasta de Meio Ambiente sairá como candidata à Câmara dos Deputados pelo estado. 

— As minhas questões não têm nada a ver com questões de natureza subjetivas. Estou sempre aberta ao diálogo, sempre me pautei nesse princípio da democracia. O próprio ministro Haddad já pediu para tratar comigo das questões de São Paulo. Estamos fazendo um debate sobre o apoio à candidatura de Haddad, e o diálogo se dá em termos programáticos — disse.

No evento de quinta-feira, Randolfe afirmou que Lula terá o “apoio incondicional” da Rede. O senador é um dos coordenadores da campanha do petista. Mariana afirmou que, embora o apoio a Lula reúna a parcela majoritária da Rede em torno do ex-presidente, a cerimônia não representou o partido como instituição, visto que os membros estão liberados a apoiar também Ciro Gomes. 

— Na política, não existe apoio incondicional. Existe o apoio condicionado a uma agenda, a uma pauta — declarou Marina, que também afirmou:

 — Existe uma agenda para o debate. Pessoas com maturidade, com base em uma agenda, dialogam.

No discurso que fez durante o evento, Lula não abordou a sustentabilidade, uma das principais bandeiras do partido. Segundo Marina, nenhuma candidatura até agora colocou o tema como prioridade, indo em direção contrária ao que fizeram líderes mundiais como o americano Joe Biden e o francês Emmanuel Macron. 

— Colocar o tema no centro do debate é fundamental. Precisamos focar na recuperação econômica, em gerar renda e emprego, mas com o compromisso na sustentabilidade. Compromissos são aqueles que não serão deixados para depois. Ninguém trabalha com a perspectiva do cheque em branco. Esse debate ainda não está posto como deve. 

Tags: BrasildestaqueDilma RousseffLula
Previous Post

Gerente do INSS, Luiz Freire, é pré-candidato a deputado estadual

Next Post

Cafu Barreto anuncia coordenadora de sua pré-campanha

Next Post

Cafu Barreto anuncia coordenadora de sua pré-campanha

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas notícias

COPIRECÊ: CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTAORDINÁRIA

COOPER-GRÃOS: EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA COMPARECIMENTO

10 de julho de 2025
São João de Irecê, tradição e inovação da melhor festa junina

São João de Irecê, tradição e inovação da melhor festa junina

25 de junho de 2025
Em mais uma noite de sucesso de artistas da cidade e grandes atrações

Em mais uma noite de sucesso de artistas da cidade e grandes atrações

21 de junho de 2025
Músicos de Irecê e João Gomes, marcam o segundo dia de festa em Irecê

Músicos de Irecê e João Gomes, marcam o segundo dia de festa em Irecê

20 de junho de 2025
Show marcante de Simone Mendes, no melhor Sanju

Show marcante de Simone Mendes, no melhor Sanju

19 de junho de 2025
Encontro de gestores em educação reflete políticas de alfabetização

Encontro de gestores em educação reflete políticas de alfabetização

18 de junho de 2025

Urgente

STF frustra professores, que esperavam receber 60% dos precatórios Fundef

24 de março de 2022

Tem criminosos aplicando o golpe do emprego com a marca do Sebrae

21 de março de 2022

Elmo Vaz e Luizinho deverão disputar as eleições deste ano

6 de março de 2022

Acidente mata mãe e filha entre Lapão e Irecê

7 de fevereiro de 2022

S. Francisco: comunidades ribeirinhas podem ser submersas

14 de janeiro de 2022

Polêmica em Central: prefeito é cassado e vice toma posse

13 de janeiro de 2022
Cultura & Realidade

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade

Navegação

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Fale Conosco

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade