Estados nordestinos discutem estratégias para transformar o recaatingamento em política climática regional, diante do avanço da desertificação e da degradação da Caatinga.
Da Redação | Cultura&Realidade
Representantes dos estados do Nordeste se reunirão em Salvador para discutir estratégias de recuperação da Caatinga e enfrentamento à desertificação no Semiárido. O debate acontece durante o 5º Encontro Nordeste ICLEI Brasil, realizado nos dias 28 e 29 de maio.
Com o tema “Recaatingamento – Solução no Combate à Desertificação Pós-COP30”, o evento reúne gestores públicos, especialistas ambientais e representantes internacionais, incluindo integrantes da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD).
O recaatingamento consiste na recuperação de áreas degradadas da Caatinga por meio da preservação da vegetação nativa, práticas sustentáveis e participação das comunidades locais. A proposta vem sendo tratada como solução ambiental para adaptação climática e combate à desertificação.
A discussão ganhou força após a aprovação da Política Nacional de Recuperação da Vegetação da Caatinga pelo Congresso Nacional. A medida aguarda sanção presidencial e é considerada um marco nas ações ambientais voltadas ao Semiárido.
Segundo o Consórcio Nordeste, a intenção é criar uma agenda regional integrada para fortalecer políticas públicas, projetos de restauração ambiental e mecanismos de financiamento climático.
Durante o encontro, estados e municípios também irão compartilhar experiências de adaptação climática, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável na região.
Com informações de Movimento Econômico





