
Agroindústrias para ampliar a valorização dos derivados de frutas e de mandioca, foram os objetivos das visitas da prefeita Sueli Novais e da diretora de agricultura Normandia Xavier, na CAR e na Codevasf, nesta sexta-feira, 14.
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Abrindo caminhos para promoção do desenvolvimento rural de Cafarnaum, a prefeita Sueli Novais esteve na manhã desta sexta-feira, 14, juntamente a diretora de agricultura do município, Normanda Xavier, em audiências de trabalho com o gerente regional da CAR – Companhia de Apoio Rural, José Ângelo e o Gerente Regional da Codevasf, Luis Alberto, em Irecê, apresentando propostas de tratativas que visam o fortalecimento da fruticultura na comunidade de Lapa Cercada e da mandiocultura em Recife de João André.
De acordo com os encaminhamentos apresentados pela prefeita e a diretora de agricultura, as comunidades da região do povoado de Lapa Cercada se apresentam com importante potencial para a produção de frutas, envolvendo cerca de 60 famílias nas atividades. “É da produção de frutas que a maioria das famílias desta comunidade vivem e acreditamos que instalar uma unidade de beneficiamento produzir polpas de frutas, vai garantir melhor aproveitamento e agregar valor, aumentando a renda financeira das famílias. Com isso, melhora-se a qualidade de vida das pessoas e aumenta a capacidade produtiva”, justificou Normandia.

A solicitação para a comunidade Recife de João André foi uma casa de farinha mecanizada. Segundo a diretora de agricultura, se o pedido for acolhido, 50 famílias serão beneficiárias, reduzindo custos de produção, aumentando a capacidade produtiva e comercial, o que vai favorecer em maior capital financeiro para todos, melhorando as possibilidades de investimentos nas propriedades.
A prefeita Sueli salientou que ficou bastante entusiasmada como o acolhimento de Zé Angelo e Luis Alberto e saiu dos encontros bastante esperançosa. “Fiquei bastante satisfeita com a receptividade ao que propomos e esperamos que possamos ser atendidas, pois serão mais de 100 famílias que poderão melhorar seu bem-estar social, a partir da melhoria de renda e valorização da produção”, disse a prefeita.
Também fizeram parte da comitiva, o secretário Ademir Lima e o Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Cafarnaum, Fidelis José.