
– Em atendimento às reivindicações do prefeito, o governo do estado investe em educação e infraestrutura, beneficiando mais de 20 mil pessoas em Ibipeba, na região de Irecê. Em breve pronunciamento, Demóstenes reforçou um velho desejo: “Peço ao melhor governador do Brasil, para concluir a estrada de Mirorós” –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
O município de Ibipeba recebeu na manhã desta terça-feira, 29, a visita da comitiva do governador Rui Costa, com as presenças de deputados estaduais, a exemplo de Diego Coronel (aspirante a deputado federal) e federais, como Joseildo Ramos (PT), o secretário estadual de educação, Jerônimo Rodrigues, dentre outras autoridades e lideranças do município e do Território de Irecê, como o ex-prefeito de Ibititá, Cafu Barreto, pré-candidato a deputado estadual.
O ato serviu para marcar a inauguração da pavimentação asfáltica da estrada que liga a comunidade de Aleixo à rodovia que interliga a comunidade à sede do município e a Irecê. Também ocorreram o ato de entrega de um novo ônibus para o transporte escolar e autorizações dos processos de contratação para realização de diversas obras estruturantes e a aquisição de um aparelho de Raio-X para a estrutura dos serviços de saúde do município.

Dentre as obras, estão a construção dos prédios de dois colégios estaduais e conclusão da creche, que se encontra inacabada e a ampliação do sistema de abastecimento de água. De acordo com o governador e o secretário Jerônimo, serão investidos aproximadamente R$ 20 milhões nas escolas que serão construídas na sede do município e no distrito de Mirorós.
“A conclusão das duas creches, uma de Barra do Mendes, outra de Ibipeba, e da construção das duas escolas significarão uma oportunidade para transformar a vida dessas crianças e desses jovens”, afirmou o governador.
A escola maior, na sede de Ibipeba, terá 12 salas de aula, laboratório, biblioteca, refeitório, auditório, módulo administrativo, campo society e quadra poliesportiva coberta, e vai sediar o atual Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães. A outra escola, no distrito de Mirorós, terá seis salas de aula, biblioteca, refeitório, módulo administrativo e quadra poliesportiva coberta, para sediar o Colégio Estadual José de Anchieta.
ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL – Rui destacou que os investimentos nas estruturas das escolas têm o objetivo de qualificar os equipamentos para se tornarem Escola em Tempo Integral. “Nós já temos quase 200 escolas em tempo integral, mas queremos ampliar esse número. A Escola em Tempo Integral é aquela onde o aluno passa pelo menos sete horas, com a oportunidade de práticas profissionalizantes, culturais e esportivas. Educação é dar oportunidade para os jovens desenvolverem seus talentos”.
1.200 IBIPEBENSES VÃO RECEBER ÁGUA DA EMBASA – O novo sistema simplificado de abastecimento de água autorizado por Rui em Ibipeba vai atender as localidades de Alvino, Gergelim I e II, Muriçoca, Lagoa do Arroz, Zé Rufino, Remanga, Segredo e Quixaba. A obra será coordenada pela Embasa, empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (Sihs). O valor previsto na obra é R$ 925 mil, com recursos próprios da Embasa, e vai beneficiar 1.200 baianos.
NOVOS PEDIDOS – Após dar as boas-vindas ao governador, o prefeito Demóstenes agradeceu pelos benefícios que o governador estava apresentando durante a vista e fez novos pedidos. “Agradeço… ao melhor governador do Brasil e aproveito a oportunidade para externar publicamente novos pedidos feitos, dentre eles a questão do Hospital (municipal) e a conclusão da estrada de Mirorós”, disse o prefeito, sendo ovacionado pelos presentes. A estrada que liga a sede do município a Mirorós é um velho sonho do povo de Ibipeba e especialmente dos agricultores que atuam no perímetro irrigado daquele distrito. O prefeito também pediu a requalificação do estádio de futebol, com gramado sintético, pedido este que teve a recomendação do governador para imediata apresentação do projeto à Sudesb – Superintendência de Desportos da Bahia.