Em Resolução já encaminhada ao Governo Elmo Vaz, o Partido se posicionou no sentido de Pedro Sodré cumprir o mandato para o qual foi eleito e Meirinha é a indicada para compor o primeiro escalão do governo na secretaria da Indústria e Comércio.
DA REDAÇÃO | Cultura&Realidade
A Comissão Municipal do partido Rede Sustentabilidade, com mediação dos Porta Vozes Ju Paiva e Augusto Jorge, reuniu-se na última sexta-feira, 5, com o vereador Pedro Sodré, a suplente de vereadora Meire Joyce (Meirinha), o coordenador territorial do partido Aulus Teixeira e o membro da Executiva Estadual, João Gonçalves, para análise e encaminhamento sobre a participação do partido na Câmara de Vereadores e na composição do primeiro escalão do governo.
Inicialmente foi esclarecido o papel da Rede, tendo em vista os seus princípios e diretrizes, bem como os parâmetros estatutários. “Se algumas pessoas não acreditam, ou se alguns partidos não interagem com seus filiados e ocupantes de espaços públicos eletivos ou nomeados, de modo horizontal e transparente, é problema de quem não acredita. Se alguns partidos servem apenas como plataformas para projetos pessoais de alguns, problemas deles. A Rede tem princípios, tem diretrizes e faremos uso disso, na conformidade das normas estatutárias”, salientou a porta voz Ju Paiva, mensagem que foi prontamente ratificada pelo porta voz Augusto Jorge.
O representante da Executiva Estadual no encontro chamou a atenção para o artigo 47 do Estatuto do Partido, onde é clara a orientação de que o mandato pertence ao partido e não ao mandatário. “O artigo 47 foi esclarecido com todas as letras, antes do processo eleitoral e em toda ficha de filiação os membros do partido afirmam conhecimento e aceite do Estatuto. Na Rede Sustentabilidade, as ações políticas tem como foco o interesse comunitário e não pessoal dos seus filiados, seja ele detentor de mandato ou cumpridor de alguma outra missão político-administrativa. Por isso defendemos o exercício do mandato coletivo ou participativo, como forma de valorizar todas as bases sociais que contribuíram com o processo eleitoral dos eleitos. Todos/as os/as candidatos/as não eleitos/as somaram para assegurar a eleição, logo, a gestão coletiva se torna um princípio moral, político e no caso do nosso partido, de direito, para que todos os votos que garantiram a eleição do vereador Pedro Sodré tenha voz. Com isso, asseguramos, também, o controle social e o exercício do mandato popular de fato”, disse João Gonçalves, que completou: “Na rede não há carreirismo político. Seus membros só podem concorrer à mesma função no máximo duas vezes. Representação política é missão temporária e não uma profissão”, destacou o militante.
RELATOS – Em seguida, Pedro Sodré e Meirinha apresentaram um resumo das tratativas que os mesmos tiveram com o prefeito Elmo Vaz, os demais partidos e alguns segmentos sociais como as entidades que compõem a Casa do Comércio, quanto à possibilidade de o vereador assumir a secretaria, abrindo caminho para Meirinha voltar ao parlamento.
Durante o seu relato, o vereador Pedro Sodré evidenciou que estava enfrentando um grande desgaste e desconforto com a possibilidade de licenciar-se da Câmara para atuar como secretário de Indústria e Comércio. Questionado se ele preferiria cumprir o mandato, ele disse que sim. Por sua vez, ao resumir as falas dos encontros extra partidários, Meirinha manifestou que está sendo prejudicada, uma vez que a indefinição afeta o planejamento da sua agenda política e profissional e que estaria bastante feliz em cumprir qualquer missão que o partido definisse, em consonância com o prefeito Elmo Vaz.
ENCAMINHAMENTO – Após as falas dos dois filiados mais votados pela Rede, na disputa de vagas na Câmara Municipal, foi feita uma rodada de discussões entre todos os participantes do encontro, resultando na proposta, aprovada à unanimidade, do indicativo do partido, para que Pedro Sodré cumpra o seu mandato e Meirinha, seja a representante do partido no primeiro escalão do governo.
A decisão resultou na Resolução 001/2020, já encaminhada às instâncias partidárias e ao prefeito Elmo Vaz.