• INÍCIO
quarta-feira, julho 9, 2025
  • Login
Cultura & Realidade
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
Cultura & Realidade
No Result
View All Result

Irecê está na rota do mel do MDR e apicultura deverá ser impulsionada

REDATOR by REDATOR
13 de julho de 2021
in Uncategorized
0
Home Uncategorized
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
ADVERTISEMENT

– A apicultura do Território de Irecê começa a ter visibilidade, sendo vista como cadeia produtiva importante para a economia e geração de empregos, com potencial para dobrar a produtividade –

DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade, com aporte de conteúdo da Ascom/Codevasf

Na última quinta-feira, 8, foi lançada em ato solene na cidade de Irecê, o programa “Rota do Mel”, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio da Codevasf, que visa a promoção do desenvolvimento da cadeia produtiva do mel na Bahia, especialmente nas regiões de Irecê e Ibotirama, onde apicultores investem recursos próprios há vários anos, acreditando no potencial socioeconômico e ambiental da atividade. Somente a pouco tempo, políticas públicas de apoio estruturante e formação técnica começaram a fazer parte de ações governamentais.

O lançamento do programa ocorreu em dois momentos. O primeiro em Ibotirama e depois em Irecê, com presenças de apicultores, entidades representativas do setor, agentes políticos locais e representantes do MDR, Codevasf e prefeituras. Na oportunidade ocorreu exposição de produtos derivados da apicultura e meliponicultora da COAPTI – Cooperativa de Apicultores do Território de Irecê, da ADRAP, associação que reúne apicultores de Prevenido de América Dourada, Áureo Dourado e de Central.

“A apicultura e a meliponicultora são duas atividades muito importantes. Por isso a Codevasf tem atuado em parceria com os apicultores organizados em associações e cooperativas, de modo a promover estas atividades e o espírito associativo”, disse o gerente regional da empresa, em Irecê, Luiz Alberto Barbosa.

Para Aldo Dantas, assessor especial do MDR, “a implantação da Rota é de fundamental importância. Ela contribui, sem dúvida nenhuma, para a geração de emprego e renda e para a diminuição das desigualdades regionais e sociais”, destacou, durante o ato em Irecê. Ele reforça sua crença: “Para se ter uma ideia, nós esperamos que, das quase 700 toneladas produzidas artesanalmente na região, seja possível duplicá-las para cerca de 1,4 mil toneladas”.

Já para Samuel Castro, coordenador nacional do programa, as regiões de Irecê e Bom Jesus da Lapa foram escolhidas para iniciar a implantação da rota a partir de diversos critérios. “Em visitas à estas regiões, identificamos uma área de 12 mil hectares de produção de frutas e 3 mil hectares de reserva ambiental, o que traz um potencial enorme para a apicultura. Outro critério foi a representatividade e afinidade com a identidade regional, pois a região já possui uma produção de mel”, explica o coordenador.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento Territorial da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Codevasf, Kênia Marcelino, a Rota do Mel tem desdobramentos em diferentes segmentos da economia. “Quando falamos sobre rota, estamos nos referindo não somente à produção. Estamos falando também sobre comercialização, sobre uma fábrica de embalagens, sobre a produção dos fruticultores aqui presentes, que precisam auxiliar na polinização. O potencial apícola da Bahia é muito extenso”, afirma.

Para o superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Harley Xavier, a produção de mel promove resultados positivos para as comunidades, para a economia regional e para o meio ambiente. “Para explorar todo esse potencial, entendo que devemos nos organizar e profissionalizar a atividade para que esse retorno social, ambiental e econômico esteja mais próximo de nós”, diz.

As atividades de implantação da Rota do Mel no Médio São Francisco baiano incluíram a entrega de equipamentos e materiais de apicultura para associações e cooperativas que atuam no setor nos municípios de Bom Jesus da Lapa e de Ibotirama (BA). Representantes do MDR e da Codevasf também visitaram o entreposto de mel de Ibotirama.

Rota do Mel na Bahia

As oficinas realizadas para implantação do polo baiano do projeto reuniram representantes de instituições do meio acadêmico, como o Instituto Federal da Bahia (Ifba); de apoio e orientação empresarial, como o Sebrae; do poder público, como prefeituras da região; e de organizações de apicultores, como a Associação União dos Produtores Rurais da Agrovila 11 e a Associação União dos Produtores Rurais da Agrovila 13, ambas de Serra do Ramalho (BA), e a Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), de Ibotirama. “A apicultura traz renda para a população de nosso município de Serra do Ramalho e, ao mesmo tempo, incentiva e acolhe os jovens para não sair da cidade em busca de trabalho”, afirma a apicultora Andreia Souza, que participou das atividades.

Dados de 2019 da Pesquisa da Pecuária Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que a Bahia ocupa a sétima colocação entre os estados brasileiro que mais produzem mel de abelha no país.

Tags: destaque
Previous Post

Festival do Capão sofre boicote ideológico do governo federal

Next Post

Agressão do DJ Ivis choca e coletivo de Irecê se manifesta

Next Post

Agressão do DJ Ivis choca e coletivo de Irecê se manifesta

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas notícias

São João de Irecê, tradição e inovação da melhor festa junina

São João de Irecê, tradição e inovação da melhor festa junina

25 de junho de 2025
Em mais uma noite de sucesso de artistas da cidade e grandes atrações

Em mais uma noite de sucesso de artistas da cidade e grandes atrações

21 de junho de 2025
Músicos de Irecê e João Gomes, marcam o segundo dia de festa em Irecê

Músicos de Irecê e João Gomes, marcam o segundo dia de festa em Irecê

20 de junho de 2025
Show marcante de Simone Mendes, no melhor Sanju

Show marcante de Simone Mendes, no melhor Sanju

19 de junho de 2025
Encontro de gestores em educação reflete políticas de alfabetização

Encontro de gestores em educação reflete políticas de alfabetização

18 de junho de 2025
Morte de João da Cruz repercute em toda a Bahia

Morte de João da Cruz repercute em toda a Bahia

18 de junho de 2025

Urgente

STF frustra professores, que esperavam receber 60% dos precatórios Fundef

24 de março de 2022

Tem criminosos aplicando o golpe do emprego com a marca do Sebrae

21 de março de 2022

Elmo Vaz e Luizinho deverão disputar as eleições deste ano

6 de março de 2022

Acidente mata mãe e filha entre Lapão e Irecê

7 de fevereiro de 2022

S. Francisco: comunidades ribeirinhas podem ser submersas

14 de janeiro de 2022

Polêmica em Central: prefeito é cassado e vice toma posse

13 de janeiro de 2022
Cultura & Realidade

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade

Navegação

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Fale Conosco

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade