– A pré-candidatura de Ricardo Rodrigues, ex-prefeito de Lapão, a deputado estadual, vem ganhando forma e empolga correligionários em diferentes regiões da Bahia, alcançando a casa de 167 municípios –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
A década de 80 foi a era de ouro da representação parlamentar do Território de Irecê. Tivemos o Deputado Federal Constituinte Nota 10, Celso Dourado e elegemos cinco deputados estaduais: Paulo Renato Bastos, Henrique Sampaio, Reinaldo Braga, Jailton França e Nobelino Dourado e ainda, da vizinha Morro do Chapéu, Edigar Dourado, o que se poderia dizer que a região tinha um deputado federal e seis deputados estaduais no período.
Depois deste ciclo, tivemos Beto Lelis deputado federal por dois anos, na década de 90 e Reinaldo Braga (eterno estadual) que só perdeu na última disputa. Atualmente a região tem como representantes com domicílio no Território de Irecê, o deputado estadual Jacó (PT) e Reinaldo Braga, suplente que assumiu a vaga definitiva depois da morte do deputado estadual Isidoro Filho, em novembro deste ano.
Além de Jacó que vai disputar a renovação do mandato e Reinaldo Braga que ainda não anunciou se vai à disputa, cuja participação é incerta em razão da avançada idade, os ex-prefeitos Cafu Barreto (PSD) e Ricardo Rodrigues (PSD) estão rodando a Bahia costurando apoios, almejando cadeiras na ALBA – Assembleia Legislativa da Bahia.
Para federal, nenhum nome ainda se pronunciou. O prefeito de Irecê, Elmo Vaz tem sido especulado como virtual candidato a deputado federal, mas ele já descartou, justificando o compromisso com parlamentares correligionários e as pessoas que o elegeram prefeito.

RICARDO RODRIGUES
O ex-prefeito de Lapão, Ricardo Rodrigues acelerou o passo no último semestre, para atender agendas em diferentes regiões da Bahia. Após uma sequência de reuniões no recôncavo, ele visitou a região de Jacobina. Em todos os encontros ele firmou alianças com diversos grupos, constituídos de prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias, fortalecendo o seu arco de alianças para a disputa no ano que vem. Sua pré-candidatura já se faz presente em 167 municípios baianos.
Nesta semana ele esteve reunido com o deputado federal Otto Filho (PSD), o prefeito e vice-prefeito de Mulungu do Morro, Edimário Boaventura e Elseclei Sales respectivamente e o ex-vereador Júnior Sena, quando diversas demandas de Mulungu do Morro foram acolhidas pelo parlamentar, que se comprometeu em destinar ao município recursos da sua autoria.
“Durante o encontro tratamos da situação de alerta em que se encontram dezenas de municípios baianos devido às fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. Mais de 130 cidades foram afetadas pelos temporais – entre elas, Ibipeba, a localidade mais afetada da região de Irecê”, disse o pré-candidato a deputado estadual, afirmando que muitas ações de socorro às vítimas das enchentes estão sendo realizadas.
“Em contato por telefone com os senadores Otto Alencar e Angelo Coronel, nos juntamos à força-tarefa do governador Rui Costa para atuar em minimização dos efeitos dos impactos desta tragédia”, conclui Ricardo.
Na conta do pré-candidato, no Instagram, o ex-presidente da Câmara de América Dourada, Márcio de Ipanema elogiou o virtual candidato: “esse é o homem preocupado com quem ele representa, sempre atento para ajudar. Continue assim meu (futuro) deputado, é por isso que na Bahia sua (pré) campanha é a que mais cresce. Vamos rumo a uma vitória linda que nos aguarda…”, manifestou.