– A denúncia partiu do professor Nildo Francisco Santiago, da Rede Municipal de Educação, tendo como ponto de partida planilhas de pagamentos com indícios de superfaturamento e um áudio, apontado como de autoria do advogado Tadeu Lucas de Oliveira (PT), então Procurador Geral do Município e atual candidato a Prefeito, em que ele orienta divisão de recursos financeiros oriundos do esquema –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Repercutiu nos Territórios de Irecê e da Chapada, especialmente no seio da população de Souto Soares, áudio em que o então Procurador do Município, Tadeu Lucas de Oliveira, orienta a um empresário, prestador de serviços ao município, sobre a divisão de recursos financeiros, oriundos de um suposto esquema de corrupção.
O empresário, esposa e irmão, são acusados de prestarem serviços superfaturados na área de educação, a exemplo de transporte escolar e construção. As diversas planilhas de pagamentos feitos, desde 2017, quando começou a gestão do prefeito André Sampaio (PT), até o presente momento, foram encaminhadas ao Ministério Público Federal, por severos indícios de corrupção, com a finalidade de financiar a “rachadinha da Prefeitura de Souto Soares”, em benefício de gestores da Prefeitura, a exemplo do próprio Procurador, atualmente candidato a Prefeito da cidade e a Tesoureira, Raimunda Oliveira de Souza, professora licenciada das salas de aula da Rede Municipal de Ensino do município.
A viralização do áudio por meio dos grupos de comunicação em grupos, por aplicativos, em que o advogado Lucas Tadeu de Oliveira, então Procurador do Município, orienta ao empresário, a dinâmica de compartilhamento de recursos oriundos de pagamentos de contratos superfaturados, deixou a população local estarrecida.
O fato estimulou a exposição de uma série de buscas junto ao TCM-Tribunal de Contas dos Municípios e diversas pessoas passaram a divulgar contratos e processos em que o prefeito André Sampaio foi denunciado e condenado por malversação, com acolhimento de denúncias dos Ministérios Público Estadual e Federal.
Mais recentemente, o canal de TV WEB Souto Soares, destacou o tema em uma entrevista com o advogado Dr. Raimundo Souza Santos e o ex-vereador e Presidente da Câmara, Josemário da Silva Lopes (Jota) reforçaram as denúncias ao público.
Josemário, com o suporte jurídico de Dr. Raimundo, também apresentou na Câmara de Vereadores, pedido de providência frente às denúncias apresentadas, várias delas, já confirmadas por órgãos estadual e federal e controle das contas públicas, que condenaram o prefeito André Sampaio pagamentos de multas à devolução de recursos públicos.
CONTATOS
A redação do site Cultura&Realidade contatou o Prefeito André Sampaio, a Tesoureira Raimunda Oliveira e o Procurador Geral do Município licenciado, Tadeu Lucas de Oliveira, para falarem sobre o assunto. Apenas Tadeu respondeu. Em sua fala, ele se recusou a falar sobre o assunto, preferindo, em tom modo arrogante, atacar ao editor do site, dizendo, tão somente: “então, eu sei que vc tem uma atuação jornalística parcial, e que vc também tem relação política com o grupo adversário, portanto, peço que retire meu contato de sua agenda, e não tenho razões, nesse momento, pra estabelecer qualquer diálogo com vc! Abraços!”
A matéria não menciona os nomes das empresas e seus proprietários porque não conseguiu os contatos com eles, para a devida manifestação sobre as acusações. A QUALQUER MOMENTO ESTA MATÉRIA PODERÁ SER ALTERADA, COM AS MANIFESTAÇÕES DOS INTERESSADOS, SE O FIZEREM.
Veja abaixo, a degravação do áudio de Dr. Lucas, para o empresário, orientando a rachadinha. Conteúdo 100% igual ao do áudio:
“Ei, Jocei, desse percentual aí, a gente não vai poder deixar a Raimunda de fora, não, viu, bicho? A gente vai ter que fazer um ajeito lá com ela. Eu tava até pensando aí, se a gente podia deixar assim, deixando 13, 10 é seu e 3 eu faço um ajeito aqui com ela, porque ela tá querendo sair, bicho, porque realmente, vou te falar a verdade, pra ela tá complicado ficar aí, porque financeiramente é melhor ela ser professora do que ser secretária, porque professor tá ganhando mais do que um secretário, em Souto Soares, e aí teve que fazer até um ajeito, que tem uma diferença de mais de mil reais aí no salário dela, ainda colocou, aí tava um enrola retada, aí colocaram mil, aí eu acertei com ela pra colocar mil no meu contrato, mil reais a mais eu devolvo pra ela, né, os mil reais. Então, quer dizer, ela disse que para ela não tá tendo vantagem nenhuma, porque ela vai ficar num negócio que ninguém fica, a verdade é essa, todo mundo só faz coisa com interesse. E aí eu posso, aí eu queria ver assim, pra gente fechar nisso aí, que a gente vai ter que, né, pra gente segurar ela, porque ela ali na tesouraria pra gente é melhor, se for outra aí já começa, né, já começa a ficar ruim, que ela tem conhecimento dos ajeitos, tem uma pessoa de confiança da gente que a gente pode confiar pra tá fazendo as coisas, agora se for outro bicho aí fica ruim.”