– Unidade vai capacitar profissionais para o mercado agropecuário, com oferta de assistência técnica e cursos gratuitos. Embora o foco seja as famílias que atuam no meio rural, os cursos serão abertos para qualquer pessoa interessada –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Os municípios que compõem o Território de Irecê, agora contam com um Centro de Formação especializado em profissionais para atuarem nas atividades produtoras de alimentos. “Todas as cadeias produtivas terão oportunidade de ter profissionais capacitados para o melhor desempenho das suas atividades, otimizando o trabalho e melhorando os resultados”, disse o presidente do Sistema Faeb/Senar-BA, Humberto Miranda, durante o ato de inauguração, ocorrido na última quarta-feira, 23, em Irecê. “Embora esteja sediado em Irecê, este centro é para atender as pessoas de todos os municípios da região”, complementou.
Além de capacitações e assistência técnica, a unidade vai oferecer gratuitamente, em sua fase inicial, cinco opções de cursos técnicos nas áreas de agricultura, agronegócio, fruticultura, floresta e zootecnia, habilitando profissionais para atuarem nas diferentes cadeias produtivas e ajudando a sanar um dos gargalos do segmento produtivo, que é a mão de obra qualificada.
O presidente do Sindicato Rural de Irecê, João Gonçalves, enfatizou que “por meio do sistema Faeb/Senar-BA, ofertamos assistência técnica e gerencial em diversas cadeias produtivas e temos melhorado a vida de muitas famílias, no âmbito socioeconômico. Mas a assistência técnica e gerencial, infelizmente não pode ser contínua para as mesmas famílias e as inovações científicas e tecnológicas se dão a cada instante, portanto, a melhor forma de atender a todos que tiverem interesse, o tempo todo, é oferecendo a oportunidade da conquista do conhecimento. E é isso que este centro se propõe. Os filhos das famílias produtoras poderão se capacitar e estabelecer a autonomia técnica e gerencial das suas unidades produtivas”, disse.
O QUE TEM NO CENTRO?
O novo centro é tecnológico e atende as novas tendências de ordenamento pedagógico e de acessibilidade, está construído em uma área cedida pela Associação dos Pecuaristas da Região de Irecê (Aprir), contando com mais de 1500 metros quadrados e dispõe de salas de aula, auditórios inteligentes com capacidade para mais de 200 pessoas, laboratórios de informática e sala de processamento de alimentos totalmente equipada para oficinas de panificação, confeitaria, desidratação de frutas, produção de polpas, sorvetes, geleias, derivados do leite e muito mais. Todos os ambientes são climatizados e com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.
A CERIMÔNIA INAUGURAL
O ato solene de inauguração contou com apresentação musical da Orquestra da Escola de Música EMUS, sob direção dos músicos Laio Rodrigues e Sabrina Dará, seguida de ato ecumênico realizado pelo Padre José Miranda e pelo Pastor Gildeçon Batista, que antecederam o ato simbólico do corte da faixa e apresentação da placa de construção. Posteriormente, os cerca de 200 convidados, representantes da sociedade civil, poderes públicos, empresários do segmento produtivo e do universo educacional da região, se dirigiram ao auditório, onde a cerimônia de inauguração teve continuidade, com a mesa formada pelo presidente do Sistema Faeb/Senar Humberto Miranda; o diretor de Educação Formal e Infraestrutura do Senar Central, André Sanches; o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz; o prefeito eleito de Irecê, Murilo Franca; o Deputado Estadual, Ricardo Rodrigues; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Irecê, João Gonçalves; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Vitor Lopes e o presidente da Aprir, Allan Batista de Oliveira.
Além de Irecê, o Senar possui centros de capacitação em Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhães, Gandu, Itamaraju, Senhor do Bonfim e Juazeiro. Outras unidades estão sendo construídas em Itapetinga e Miguel Calmon, com o objetivo de fortalecer e potencializar a atuação no campo.
GALERIA