– O município de São Gabriel vive o início de ano com um misto de sensações. A posse do prefeito Mateus Machado e do seu vice Normandes Rocha, ratifica a esperança de mudança que o povo determinou nas urnas, dia 6 de outubro. Por outro lado, o descaso patrocinado pela atual gestão, que abandonou os serviços essenciais, oferta um cenário de descaso e sentimento de tristeza –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Na semana em que a nova composição da Câmara de Vereadores de São Gabriel tomou assento no Legislativo e deu posse ao prefeito Mateus Machado (PT), a gestão que foi derrotada nas urnas fechou o seu ciclo com uma demonstração do que promoveu durante os últimos oito anos: abandono e desprezo pelo povo de São Gabriel.
Nos últimos dias de 2024 e nos primeiros de 2025, a cidade vive o frenesi das novas expectativas, com a sinalização do muito que tem a fazer, para se cumprir a missão de não frustrar os sonhos da população, depositados nas urnas, com a ascensão do novo grupo político ao poder.
A sensação de renovação na política local se reforça, também, pelas nomeações do Secretário de Administração e Finanças e o da Educação, Esporte, Cultura e Lazer, respectivamente, Odirlei Rocha e Padre Chiquinho, que atenderam ao chamado do novo prefeito.
Enquanto a população vive o desalento da cidade abandonada, o novo projeto se inicia com o entusiasmo de quem deseja promover importantes transformações sociais, começando pela restauração dos serviços básicos e aprofundando nas estruturas capazes de promover uma nova era no município, com desenvolvimento e justiça social.
“Não vamos tolerar abusos nem maus-tratos”
Nosso governo terá a ternura de uma criança e o coração de uma mãe! Sei que não será fácil, afinal estamos iniciando um processo de reconstrução. Mas, eu peço que tenham paciência e compreensão! Por favor, ajam com amor e empatia, pois nossa equipe vai dar o melhor”.
Ao final, com os olhos marejados, depois de relembrar sua trajetória pessoal, o “homem que saiu da pobreza e se tornou prefeito”, firmou um pacto com a comunidade: “a casa está bagunçada e ainda não sabemos o tamanho do rombo na Prefeitura… Mas, tenho convicção de que chegou um novo tempo em São Gabriel. Daqui pra frente, não vamos tolerar abusos nem maus-tratos com o nosso povo! Nossa missão é acolher os menos favorecidos e cuidar de quem precisa de ajuda… Sim, nós somos capazes de crescer com sustentabilidade. Sim, somos capazes de prosperar e promover inclusão e justiça social. Dias melhores virão porque a gente sonha e Deus realiza”.
GALERIA DA POSSE – Fotos: Ascom/Artur Antunes