• INÍCIO
quarta-feira, julho 9, 2025
  • Login
Cultura & Realidade
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS
No Result
View All Result
Cultura & Realidade
No Result
View All Result

Reeleito, Pacheco conclama pela democracia e homenageia Otto Alencar

REDATOR by REDATOR
1 de fevereiro de 2023
in BRASIL
0
Home BRASIL
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Whatsapp
ADVERTISEMENT

– Após a sua reeleição para a presidência do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco faz um duro discurso em defesa da democracia, condena atos antidemocráticos como o ocorrido no “8 de janeiro”, elenca posturas políticas que devem ser combatidas e homenageia o senador baiano Otto Alencar, a quem chamou de líder com “L” maiúsculo –

DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade

Com 49 votos (60,4%), contra 32 (39,6%) dados a Rogério Marinho (PL-RN), acaba de ser reeleito o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a presidência do Senado, logo, também, do Congresso Nacional. Eduardo Girão (PODEMOS-CE), que chegou a pleitear o cargo, não teve nem o próprio voto.

A apuração dos votos foi emocionante no início, seguindo disputada até o 15º sufrágio dado a Pacheco, com os dois postulantes se alternando na dianteira.

A partir de então, Rodrigo tomou a dianteira e seguiu até o final da contagem, sendo bastante aplaudido e cumprimentado pelos demais senadores.

Após o anúncio do resultado, o Pacheco reassumiu o comando da Mesa do Senado e fez o seu pronunciamento, agradecendo a confiança dos senadores que lhe dedicaram o escrutínio e confirmou a sua vocação democrata, afirmando que manterá a defesa da democracia como maior patrimônio do País, na prospecção do desenvolvimento e bem-estar social.

Veja alguns trechos da sua fala, onde homenageia o senador baiano Otto Alencar.

“Senhoras senadoras e senhores senadores! Brasileiras, brasileiros, gostaria, em primeiro lugar, de expressar minha sincera gratidão aos meus pares que me confiaram a missão de presidir o Senado Federal e o Congresso Nacional. Exercer esta alta incumbência, de presidir um dos poderes da república, é um cargo que me honra e me desafia. Novamente assumo a presidência deste Senado Federal e o Congresso Nacional, com humildade, responsabilidade e comprometimento. Buscarei sempre desempenhar este papel em obediência à Constituição Federal, o nosso ordenamento jurídico e o regimento interno desta casa”, disse.

Na sua fala, ele fez uma homenagem ao senador baiano Otto Alencar (PSD). “Quero expressar igualmente a minha gratidão e respeito ao PSD que me acolheu e me indicou para presidente de uma das mais tradicionais e longevas instituições da nossa república, o Senado Federal. O PSD é um partido comprometido com o Brasil e que tem em seu quadro, grandes nomes da política nacional. Tenho muito orgulho de integrar este projeto e compartilhar a bancada com meus correligionários, os quais cumprimento em nome do nosso líder, com ‘L’ maiúsculo, o Senador Otto Alencar, a quem agradeço as honrosas palavras proferidas a meu respeito”, destacou o presidente reeleito, com ênfase ao citar Otto.

Em seguida ele destacou o seu Estado, Minas Gerais, falando das suas características, relativizando-as com o Brasil.

Pacheco seguiu em defesa do Estado Democrático de Direito. “As disputas democráticas robustecem as instituições, fortalecem a democracia e favorecem ao diálogo. Diante disso, cumprimento a Rogério Marinho a quem rendo minhas homenagens pela disputa travada. A essência da democracia deve ser esta, solucionar disputas e fazer as divergências pacificamente. Igualmente rendo minha gratidão e homenagens ao senador Eduardo Girão, meu colega nos últimos 4 anos”.

Ele chamou a atenção para a necessidade de pacificação nacional. “Como venho dizendo há algum tempo, desde 2021, o Brasil precisa mesmo de pacificação. Os poderes da república precisam trabalhar em harmonia, buscando o consenso pelo diálogo. Os entes federativos devem atuar de modo sincronizado, trabalhando para que as políticas públicas possam chegar à população. O senado federal também precisa de pacificação, para bem desempenhar suas funções de legislar e fiscalizar. Os interesses do País estão além e acima de questões partidárias e nós, senadores e senadoras precisamos nos unir pelo Brasil”, conclamou.

O presidente reeleito do Senado ressaltou a necessidade de combater as práticas antidemocráticas e citou uma a uma, todas aquelas que vem sendo operadas no Brasil.  “A realidade do momento nos impõe um alerta. A pacificação não significa omissão ou leniência. Pacificação não é inflamar população com narrativas inverídicas. Tão pouco com soluções aparentes que na verdade geram instabilidade institucional. Pacificação não significa se calar diante de atos antidemocráticos. Pacificação é buscar a cooperação. Pacificação é lutar pela verdade. Pacificação é abandonar o discurso do nós contra eles. É entender que o Brasil é imenso e diverso. Mas o Brasil é um só. Pacificação, enfim, é estar do lado certo da história. O lado que defende o Brasil e o povo brasileiro. Pra isso a polarização tóxica precisa ser definitivamente erradicada do nosso País”, alertou.

Ele também condenou os atos do 8 de janeiro. “Acontecimentos como os ocorridos aqui, neste Congresso Nacional e na Praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023, não podem e não vão se repetir. Os brasileiros precisam voltar a divergir civilizadamente, precisam reconhecer com absoluta sobriedade, quando derrotados e precisam respeitar a autoridade das instituições públicas. Só há ordem se assim o fizerem, só há patriotismo, se assim o fizerem. Só há humanidade, se assim o fizerem. O papel de incentivar esta postura deve ser assumido primordialmente pelas lideranças políticas brasileiras, por todas as lideranças políticas brasileiras”, responsabilizou.

Continuando, ele disse que “o discurso de ódio, o discurso da mentira, o discurso golpista, que aflige e afasta a democracia, deve ser desestimulado, desmentido, combatido, por todos nós, sem exceções. Lideranças politicas que tem compromisso com o futuro do Brasil, sabem disso. Lideranças políticas que possuem compromisso com o futuro do brasil, não podem se omitir neste momento. O enfrentamento á desinformação, deve ser claro, assertivo, direto. Só assim vamos vencer a cultura do ódio, que nos divide e que nos enfraquece” disse Rodrigo Pacheco.

O discurso na íntegra, pode ser acessado na página oficial do Senado.

Tags: BrasildestaqueRodrigo Pacheco
Previous Post

Presidente da APRIR confirma 22ª Expoagri no mês de abril

Next Post

Aos 73 anos, morre a jornalista Glória Maria

Next Post

Aos 73 anos, morre a jornalista Glória Maria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas notícias

São João de Irecê, tradição e inovação da melhor festa junina

São João de Irecê, tradição e inovação da melhor festa junina

25 de junho de 2025
Em mais uma noite de sucesso de artistas da cidade e grandes atrações

Em mais uma noite de sucesso de artistas da cidade e grandes atrações

21 de junho de 2025
Músicos de Irecê e João Gomes, marcam o segundo dia de festa em Irecê

Músicos de Irecê e João Gomes, marcam o segundo dia de festa em Irecê

20 de junho de 2025
Show marcante de Simone Mendes, no melhor Sanju

Show marcante de Simone Mendes, no melhor Sanju

19 de junho de 2025
Encontro de gestores em educação reflete políticas de alfabetização

Encontro de gestores em educação reflete políticas de alfabetização

18 de junho de 2025
Morte de João da Cruz repercute em toda a Bahia

Morte de João da Cruz repercute em toda a Bahia

18 de junho de 2025

Urgente

STF frustra professores, que esperavam receber 60% dos precatórios Fundef

24 de março de 2022

Tem criminosos aplicando o golpe do emprego com a marca do Sebrae

21 de março de 2022

Elmo Vaz e Luizinho deverão disputar as eleições deste ano

6 de março de 2022

Acidente mata mãe e filha entre Lapão e Irecê

7 de fevereiro de 2022

S. Francisco: comunidades ribeirinhas podem ser submersas

14 de janeiro de 2022

Polêmica em Central: prefeito é cassado e vice toma posse

13 de janeiro de 2022
Cultura & Realidade

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade

Navegação

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Fale Conosco

Siga-nos

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • INÍCIO
  • IRECÊ
  • POLÍTICA
  • EDUCAÇÃO
  • SAÚDE
  • COLUNAS

Copyright © 2025, Jornal Cultura & Realidade