Por meio eletrônico, TSE decide futuro político de João Dourado

DA REDAÇÃO | Cultura&Realidade

O município de João Dourado continua sem prefeito (a) definitivo (a). A vereadora presidenta da câmara, Rosângela Cardoso, assiste do gabinete de prefeita interina, o julgamento do futuro político do município no TSE – Tribunal Superior Eleitoral, que teve início sexta-feira, 12 e segue em modo eletrônico, até esta quinta-feira, 18.

Até o momento, o relator Luís Felipe Salomão manteve seu voto pela anulação do resultado da eleição, estabelecendo a obrigatoriedade de uma nova disputa eleitoral no município. O ministro Fachin acompanhou a opinião do relator. Mantém-se omissos até o momento, Morais, Mauro Campbell, Tarcísio Vieira e Sérgio Silveira.

Rosângela Cardoso, prefeita interina

ENTENDA – Di Cardoso liderou o movimento político que o tornou candidato a prefeito do grupo, após a morte do médico e prefeito Dr. Celso Loula, que faleceu no início da campanha eleitoral de 2020, quando concorria à reeleição.

Rita de Dr. Celso, vereadora e presidenta da câmara na época, assumiu a função de prefeita. Ela poderia concorrer ao cargo de prefeita, segundo interpretação feita pelo advogado Alex Machado. “Rita poderia naturalmente disputar a cadeira de prefeita, mas para concorrer a outro cargo, teria que se desincompatibilizar seis meses antes, conforme regramento da lei eleitoral, impossível de atender naquele momento”, salienta o Especialista em Direito Eleitoral.

Apesar do cenário legal não favorável, Di Cardoso e seus assessores tencionaram para ele encabeçar a chapa, convencendo a então prefeita a concorrer na condição de vice-prefeita, apesar de irregular.

Foi então formada a chapa Di Cardoso, prefeito e Rita de Dr. Celso, vice. Ganharam a eleição contra Juninho, candidato de oposição, mas foram barrados pela Justiça Eleitoral, tendo suspensos os seus diplomas.

O advogado Dr. Alex Machado afirmou também, que se o pleno do TSE seguir o regulamento até o final, haverá eleição complementar no município, que deverá ocorrer ainda este ano.

Para acompanhar o andamento do processo Clique na sessão de 12/03/2021 e desça a lista para o processo de número 54; acompanhe a votação

Redação Cultura & Realidade

Sair da versão mobile