– A exemplo do corrido em Irecê, em 2016, o município de Canarana-BA poderá ter virada eleitoral histórica nas eleições deste ano –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Em 2016, o então prefeito de Irecê, Luizinho Sobral, liderava todas as intenções de votos no início da campanha, chegando a pontuar com 65% de aceitação, contra 2,5% do seu rival Elmo Vaz. A dinâmica da pré-campanha e posteriormente a campanha, foi impondo uma desidratação eleitoral a Luizinho, enquanto Elmo ganhou corpo e virou na reta de chegada, superando seu rival em pouco mais de 2 pontos percentuais, como previu a C&R Pesquisas/Terra Viva, à época.
Em Canarana, nas eleições deste ano, um membro da mesma família Matos tende a repetir o feito. O engenheiro agrônomo, professor e ex-secretário de agricultura do município, Joelson Matos (PSD), irmão do atual prefeito de Irecê, lidera uma campanha de superação. A sua concorrente é a ex-vereadora Marleide Oliveira (PT).
Marleide vinha liderando todas as intenções de voto com ampla vantagem. A candidata petista chegou a mais de 50% do seu atual rival. No mês de abril, de acordo com o Instituto Ampla, Ela tinha a preferência de 57,3% dos eleitores, contra 6,9% de Joelson.
Em julho, o Instituto de Pesquisas Exatas, apontou Marleide com 58,1% e Joelson Matos com 22,11%. Ali, o candidato do PSD já demonstrava perspectiva de crescimento, saindo de 6,9% em abril, para mais de 22% em julho.
De acordo com novo estudo, a diferença agora é de apenas 5,83%, segundo dados da nova pesquisa encomendada pela Vale Comunicação Criativa LTDA, realizada nos dias 4 e 5 deste mês.
O instituto ouviu 377 pessoas em todas as comunidades com sede de urnas do município e a margem de erro é de 5% para mais ou para menos. Isso significa que, no momento da realização da pesquisa, Marleide pode ter obtido um desempenho entre 35,05% a 45,5%, enquanto Joelson Matos pode variar entre 29,22% a 39,22%. A margem de segurança do estudo é de 95%.