DA REDAÇÃO | Cultura & Realidade
Segundo informações dada pela Agência Internacional para a Investigação do Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama representou 11,7% do total de todos os casos da doença no ano de 2020 e superou o câncer de pulmão, que até então afetava o maior número de pessoas.
Embora tenha mais casos de câncer de mama, o câncer de pulmão é o que mais mata no mundo.
No ano passado, de acordo com a OMS, foram registrados 2,2 milhões de casos de câncer de mama. O câncer de pulmão representou 11,4 % do total, sendo responsável pela morte de 1,8 milhões de pessoas; 18% do total de mortes por câncer.
Conforme reportagem da Agência Brasil, o câncer de mama foi o que registrou mais diagnósticos em 2020. Porém, ele é apenas o quinto na lista dos que mais matam, depois do pulmão, colesterol, fígado e estômago
Para o médico Álvaro Rodríguez-lescure, presidente da Sociedade Espanhola de Oncologia, em entrevista ao El País, essa elevada incidência do câncer de mama está relacionado a fatores sociais como o envelhecimento da população, maternidade, obesidade, sedentarismo, dietas inadequadas e consumo de bebidas alcoólicas
No relatório, verifica-se que o câncer de próstata foi, no ano passado, o terceiro mais diagnosticado e que ceifou a vida de 370 mil pessoas.
Com informações Bahia Notícias