– Marco Histórico. É assim que está sendo visto o novo Plano de Carreira da Educação, fruto de um processo de discussão ao longo dos últimos 11 anos, que finalmente se chegou a um entendimento, entre a gestão e os profissionais da Rede Municipal de Educação –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Desde 2012 que o Plano de Cargos e Salários do Magistério vinha sendo motivo de contendas entre o Poder Executivo e a categoria de professores. Finalmente, nesta sexta-feira (27), foi aprovado pelo Poder Legislativo, a proposta alinhada entre as partes, resultado do diálogo e análise de um criterioso estudo, para garantir valorização e segurança jurídica do funcionalismo, levando em conta os anseios do Sindicato de Classe e a realidade fiscal do município.
“Sem dúvida, um marco histórico! Pessoalmente, fico muito feliz porque todo o processo foi construído a partir do diálogo, tendo como norte a justiça, o equilíbrio fiscal e o interesse social”, avaliou o prefeito Elmo Vaz.
O plano foi aprovado à unanimidade pelos vereadores. A vereadora Professora Jussara Sena (PCdoB), ao discutir a matéria, antes do seu voto favorável, ressaltou a importância da construção coletiva. “Para mim é um momento importante. No mês em que se comemora a categoria dos professores, temos um marco importante que é a revisão do plano. Eu como educadora que sou, do quadro da rede, saúdo aos colegas professores, o representante da APLB, o advogado Joel, por esta conquista construída coletivamente”, disse a professora vereadora.
O secretário Agnaldo Freitas, pontua que “numa estratégia inovadora e responsável, foram realizados ajustes para assegurar vantagens legais e possibilitar avanços na carreira, mas de forma controlada para que a cidade não extrapole as finanças públicas. Nessa ação coletiva, também apresentamos a Redação Final do Estatuto do Magistério, já com a aprovação da categoria em relação a toda metodologia utilizada. Trata-se de um projeto arrojado, que contou com a persistência, dedicação e maturidade dos profissionais e da gestão”, concluiu o secretário municipal de Educação, Agnaldo Freitas.
O prefeito Elmo Vaz fez questão de destacar os avanços na Educação ao longo dos últimos 7 anos e disse que irá trabalhar duro até 31 de dezembro de 2024 para garantir mais conquistas para alunos e professores. “Implantamos 9 Escolas de Tempo Integral, construímos mais de 20 coberturas de quadras poliesportivas, crescemos no IDEB e recebemos prêmios importantes como o Selo Unicef, Prefeito Amigo da Criança e o Band Cidades Excelentes como a melhor Educação da Bahia por dois anos seguidos”, comemorou o gestor, que ressaltou, também, a importância da construção das novas escolas Paulo Freire, Marcionílio Rosa e Iedas, essa última em fase avançada de construção.
“Agradeço a confiança de toda categoria e parabenizo o secretário Agnaldo pelo brilhante trabalho à frente da pasta. Estou muito feliz por ter chegado até aqui com tantas conquistas, principalmente podendo proporcionar um olhar carinhoso para educação inclusiva. Gratidão”, finalizou Elmo Vaz.