– A era do couro, que marcou a vida dos nossos antepassados sertanejos, por todo o Nordeste brasileiro, deixou marcas ainda muito fortes geração após geração. Um dos momentos de reviver as tradições demarcadas pela vida de gado, é a cavalgada. Saiba mais! –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Depois de um período sem a cavalgada, por conta da crise pandêmica, os amantes da cultura vaqueirama poderão reviver as emoções desta tradição no próximo mês de setembro, dia 3, em Angical, distrito de Irecê, com a realização da 5ª Cavalgada da Fazenda Sossego.
O organizador do evento, Rodrigo Araújo, que promove a festa juntamente com a sua família, já está definindo a programação e investindo na estrutura. “Vamos contar com boa segurança, serviços de alimentação e bebidas, espaço para estacionamento e programação que vai emocionar a todos que gostam da cultura do nosso sertão, dos aboios, das cantigas, das poesias e danças da nossa cultura populara”, disse Rodrigo, que realiza o evento com uma comissão bem especial, que a sua família e colaboradores contratados.
O evento vai começar às 10h da manhã, com desfile pelas ruas centrais de Angical, até à comunidade de Baraúna, tendo como ponto de concentração a Fazenda Sossego, onde será montada toda a estrutura de apoio aos participantes e execução da programação musical sob o comando de Nano Vaqueiro, Luan Barreto e Daniel Paiva e os versos e aboios de Alan Locutor, Fábio Almeida e Tafarel.
CAVALGADA, UMA TRADIÇÃO MILENAR
A cavalgada é uma tradição milenar, que surgiu na Europa e na África em meio às atividades de domesticação de cavalos. Apesar de existirem há tanto tempo, as cavalgadas ganharam mais força nas últimas décadas e se tornaram populares entre criadores de cavalos. Hoje, elas sãos costumes que unem fazendeiros, peões e apaixonados por muares e equinos.
O ideal é que a programação valorize o entretenimento. Bons exemplos desse tipo de passeio são as chamadas Cavalgadas Show, que envolvem a cavalgada em si e as apresentações musicais, a exemplo do que acontece na Fazenda Sossego, onde os participantes se emocionam ao reviver as tradições dos seus antepassados, reveem amigos, dançam, participam de shows musicais e viajam no tempo com os aboios e versos que restabelecem as conexões com as raízes familiares e comunitárias.