– Lucas Martins, jovem arquiteto e urbanista de Souto Soares, na Chapada DiamaNtina, conta ao Cultura&Realidade a sua trajetória, influências e justifica o seu desafio em impactar as gerações futuras com a sua incrível criatividade artística –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
‘A Carta’, dos compositores Benil Dos Santos e Raul Cocco, canção que ganhou o mundo nas vozes de Erasmo Carlos e Renato Russo, exalta as ‘mal traçadas linhas’, para trazerem a narração dos diferentes contextos de uma declaração de amor.
Vamos aqui, também, falar de amor, paixão e arte, por ‘boas traçadas linhas’ da genialidade e das mãos do arquiteto e urbanista Lucas Martins, que vem transformando sonhos em realidade, trazendo uma forte e impactante dose de poesia nas suas criações contemporâneas.
Lucas nasceu em Souto Soares, onde cursou as séries iniciais. Aos 13 anos decorou a primeira festa de 1 ano de seu irmão caçula, onde começou a ganhar gosto pelo mundo da decoração. Realizando em Souto Soares e região, casamentos, festas infantis, formaturas e eventos corporativos.
SAINDO DE CASA
Aos 15 anos, mudou-se para Irecê onde frequentou o Centro Territorial de Educação Profissional – CETEP, no período de 2012 a 2015, estudou o Ensino Médio, consorciado com a formação técnica, na área de administração empresarial. Teve a oportunidade de participar do grupo de pesquisa Genttes – Uneb/Campus XVI – Irecê-BA e estagiar no Instituto de Permacultura em Terras Secas – Ipeterras e na Diretoria Regional de Educação e Cultura 21 – DIREC. As experiências oportunizadas ampliaram a diversidade dos seus conhecimentos, possibilitando a decisão acertada do curso superior.
“Foi durante a minha estada em Irecê, que realizei decorações de eventos maiores com estruturas robustas, podendo colocar em prática minhas ideias mais ambiciosas”, disse Lucas Martins ao site Cultura&Realidade.
DECISÃO
A aceitação crescente do seu trabalho despertou o interesse de um grupo de formandos do curso de contabilidade, que o procurou para desenvolver o projeto de decoração da colação de grau e da festa. “Foram diversas buscas de referências para uma proposta inovadora e ousada, e durante as pesquisas encontrei o Kaka Fagundes, um decorador e arquiteto, que ampliou meus horizontes, onde pude perceber que seria possível unir duas coisas que chamam a minha atenção, cursar arquitetura e continuar decorando festas, criando projetos maiores com megas estruturas.” Contou.
Futuro profissional definido, ele focou nas pesquisas e estudos, se dedicando aos estudos, e foi morar na Casa de Estudantes de Souto Soares, em Salvador.
SALVADOR (BA) E SANTA ROSA (RS)
Na Capital baiana, praticamente não parava em casa. “Quando não estava em sala de aula ou estudando em casa, estava nas ruas apreciando as edificações do período colonial e a sua junção com os prédios modernos e brutalistas da capital, nas praças históricas ou no Teatro Castro Alves assistindo apresentações teatrais ou a Orquestra Sinfônica da Bahia”.
Em 2016 ele participou do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, conseguindo nota para ingressar na Faculdade de Arquitetura no Instituto Federal Farroupilha de Santa Rosa (RS), indo então residir no Sul do país. Quase na divisa com Argentina e Uruguai.
“Foram cincos anos árduos, com muito empenho e longas horas de dedicação aos projetos da faculdade. Vivendo com uma bolsa de auxílio financeiro estudantil e com a ajuda dos meus pais e familiares ao qual sou profundamente grato”. Pontuou.
O novo arquiteto conta que participou de vários grupos de pesquisa. Vida social, somente da faculdade ou quando chegava o final de ano, com meus amigos e familiares na Bahia. “Venci! E aqui estou desafiando a perspectiva da arquitetura”, Fala, com sorriso estampado nas faces.
Lucas se orgulha de ter estagiado em importantes escritórios de arquitetura, a exemplo da Brasil Arquitetura em São Paulo.
INFLUÊNCIAS CONCEITUAIS PARA DESAFIAR O TEMPO
Atualmente ele divide a sua rotina em seu escritório de arquitetura em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, e, também com atendimentos esporádicos na cidade de Irecê e na Chapada Diamantina. Alguns trabalhos de Lucas despertam a atenção pela harmonia que ele busca estabelecer entre os desejos dos seus clientes e os elementos modernos da arquitetura internacional.
“Sentir o brilho dos olhos do cliente, quando avalia o resultado inicial do projeto que será executado, me enche de contentamento. Busco em meus projetos linhas modernas e contemporâneas, formas e volumes atemporais que resultarão em um ambiente confortável, sofisticado e acolhedor”. Diz.
Lucas Martins faz parte da nova geração de arquitetos que busca estabelecer a arte, a poesia e as combinações de elementos visuais. “O desafio é sempre comigo mesmo. Desejo escrever uma história hoje, nos traços das obras, que tenha impacto em outras gerações, buscando no modernismo as conexões com o contemporâneo, em uma perspectiva atemporal”, propõe o arquiteto e urbanista, que não se vê mais como decorador de festas.
Sobre as influências que teve na graduação e que utiliza de referências para os projetos conceituais, ele destaca na área do paisagismo Alex Hanazaki e Burle Marx, interiores e projetos arquitetônicos, ele ressalta Marcio Kogan e o escritório Brasil Arquitetura, que ele compreende como fortes nas suas perspectivas.
Entre os projetos desenvolvidos por Lucas Martins, se destacam:
Projeto restaurante do Hotel Boutique Villa Barriguda em Campo de São João, Palmeiras-BA. O restaurante da Villa Barriguda, possui grandes panos de vidro se conectando com o seu entorno, que possui belíssimas paisagens da Chapada Diamantina. Fotos: Divulgação
Projeto Residência 104 em Luís Eduardo Magalhães-Ba. A residência 104, traz elementos importantes e fundamentais para os dias atuais onde o tempo e o conforto são cada vez mais valorizados. Com isso, foi projetado um studio para trabalho, em um volume retangular de concreto aparente que fica conectada com a residência. Fotos: Divulgação
Projeto de interiores espaço gourmet. Um ambiente super decorado com mobiliários e revestimentos atemporais e sofisticados, dão leveza e aconchego para o espaço queridinho dos finais de semana com a família. Fotos: Divulgação
Projeto residência balanço, possui linhas modernas e contemporâneas. O hall de entrada envelopado com grandes panos de vidros se transforma em um enorme aquário. A área íntima fica suspensa por pilotis, sua linhas horizontais se projetam para fora dos seus limites, dando leveza ao seu volume expressivo. Fotos: Divulgação