– Promover a compreensão do papel das ações de uma FPI para a sociedade, em especial as futuras gerações, foi o grande objetivo de palestra realizada no auditório do Ifba/Irecê, para alunos e professores do Campus –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade*
Professores e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) participaram nesta terça-feira, 18, de uma palestra informativa sobre as ações do Programa Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) que, em sua 47ª etapa na regional de Irecê, está com a base operacional instalada no local. O objetivo do encontro foi levar aos corpos discente e docente da instituição informações sobre as atividades do Programa que visa melhorar a qualidade ambiental da Bacia do Rio São Francisco e a qualidade de vida da população da região.
O auditório do IFBA ficou lotado de jovens interessados em conhecer um pouco mais sobre a FPI e as ações desenvolvidas pelo programa, missão que ficou à cargo da representante da coordenação-geral da FPI, Tatiana Scalco, que falou sobre a importância socioambiental da fiscalização e as atividades que são desenvolvidas pelas equipes.
Scalco explica que é fundamental realizar uma ação de esclarecimento dos trabalhos executados pela FPI junto às comunidades onde ela está presente, para reforçar o sentido educador do programa. Momento necessário também para conter e evitar a proliferação de fake news acerca das operações das equipes.
“Esta é uma oportunidade de levar temas importantes a esses jovens e despertar o interesse deles nas discussões sobre a preservação do Velho Chico e do território dos seus povos”, pontua Scalco.
Cooperação FPI x IFBA
Parceiro da FPI, o IFBA já foi base para o Programa em etapas anteriores na região. O diretor-geral do IFBA, Jeime Nunes de Andrade, ratificou o apoio da instituição ao Programa e reconhece, dentre todo o trabalho que é realizado, a importância da FPI nos temas das frentes socioambiental e educativa para as comunidades abraçadas pelas equipes.
“Pra gente foi um prazer receber a FPI e contribuir com as ações super importante que ela desempenha por onde passa. Abrimos as portas da nossa instituição e colocamos à disposição toda a infraestrutura de espaço, reafirmando nosso apoio com os valores que norteiam o trabalho da fiscalização. Seremos sempre parceiros do Programa para continuar contribuindo e apoiando no que for possível. Somos todos gratos pelas ações que foram realizadas aqui na região”, parabeniza Jeime Nunes.
Audiência pública
Ao final das ações, será realizada audiência pública que acontece no dia 21 de julho, às 8h30 no Colégio Modelo, na cidade de Irecê. O objetivo é apresentar os resultados da Fiscalização Preventiva Integrada para os gestores municipais, representantes da sociedade civil e organizações sociais da região.
*Com produção de conteúdo da Ascom/FPI-BA