– Passados oito dias de iniciada a queimada, o fogo ainda não foi debelado. Enquanto a flora e a fauna se contorcem nas labaredas, dirigentes políticos disputam nas redes sociais quem está de fato intervindo na promoção de apoio resolutivo. A UMBU publica nota colocando cada um no seu devido lugar –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Fogo que se alastra pela serra de Uibaí, devastando a vegetação e animais silvestres há oito dias, avança e já afeta a qualidade de vida da população, especialmente as pessoas que tem comorbidades respiratórias. O incêndio nas serras de Uibaí está sendo apontado como o mais grave de todos os tempos.
A queimada que segundo a brigada teve início quando um homem decidiu queimar uma coivara de aceiro em uma propriedade rural, já dizimou milhares de plantas nativas e milhares de animais silvestres, principalmente abelhas que são importantes para fazer prosperar o ciclo vegetativo do bioma.
Os homens e mulheres que compõem a Brigada Voluntária de Uibaí, ganharam o reforço da Brigada da Seta (empresa terceirizada da rede de apoio da eólica instalada no município) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia. Mesmo com o suporte de pessoal especializado e em maior quantidade, ainda não foi possível controlar a queimada.
“Quando pensamos que controlamos em uma determinada área, eis que ressurge novos focos revivificados pelo vento”, salienta Edimário Machado, dirigente da UMBU – União Municipal em Benefício de Uibaí, entidade mantenedora da Brigada.
PIOR DIA ATÉ MOMENTO – Em áudio divulgado por ele na manhã desta quinta-feira, 23, Edimário informou o atual contexto da queimada. “Ontem no oitavo dia, tivemos, talvez, o pior dia, com ampliação geográfica do fogo. O fogo cresceu muito, com a ampliação da quantidade de focos, em novos locais de difícil acesso para o combate. Hoje (23) na reunião de alinhamento (com colaboradores da Seta e Corpo de Bombeiros) fechamos questão pela vinda urgente do helicóptero, um recurso que vai ser fundamental para o combate nas horas do dia em que a temperatura vai estar mais quente, deixando o trabalho dos brigadistas para a parte da manhã e noite. Ontem, saímos do local por volta de uma hora da madrugada, ficando vários focos de fogo para trás…. então precisamos continuar este trabalho. O fogo continua fora de controle e causando um grande prejuízo ambiental em uma das áreas mais preservadas da serra de Uibaí”, concluiu.
POLÍTICA – A queimada terminou fazendo parte das agendas políticas de várias autoridades. Assim que a queimada foi diagnosticada como de elevada gravidade, a UMBU acionou as autoridades locais, organizações sociais do território e representantes políticos, no intuito de conseguir o suporte humano e logístico capaz de contribuir efetivamente com o combate às queimadas.
O deputado estadual Jacó (PT) imediatamente encaminhou ofício ao Inema – Instituto Estadual de Recursos Hídricos e Proteção Ambiental e à Sema – Secretaria Estadual de Meio Ambiente, solicitando imediato atendimento às demandas apresentadas pela Brigada de Combate a Incêndio de Uibaí. O Corpo de Bombeiros chegou na cidade na noite do dia 21, onde permanece realizando ações diurnas.
Pedro Tavares, também deputado estadual pelo DEMOCRATAS, também se posicionou em discurso na Assembleia Legislativa. Em sua página pessoal do Instagram ele disse: Fiz um pronunciamento hoje (terça-feira, 22), na Assembleia Legislativa da Bahia, pedindo a sensibilidade do Governo do estado para que o Grupamento do Corpo de Bombeiros seja implantado o mais rápido possível, na região de Irecê. Os últimos acontecimentos reforçam ainda mais essa necessidade, de instalação do equipamento na cidade pólo regional. No último final de semana houve incêndios em Ubaí, atingindo a serra do município, com focos em outras regiões. Além disso, houve registro de incêndios em Jussara, América Dourada e Mulungu do Morro até a divisa com o município de Lençóis. Este ano o Governo informou no dia 1 de abril que estaria implantando a unidade no município de Irecê, contudo, infelizmente a ação ainda não foi concretizada. Esses incêndios vêm frequentemente acontecendo trazendo transtornos e grandes prejuízos ao meio ambiente da região”, disse o deputado.
Em nível municipal, a vereadora Dorisdei Alencar (PT) divulgou um vídeo informando que o governo do estado havia atendido às solicitações feitas, como o Corpo de Bombeiros e aeronave e denunciou total descaso e ausência da prefeitura em adotar as medidas inerentes a casos como as queimadas.
Apontado como omisso no atendimento às demandas da brigada e na fiscalização contra as queimadas, bem como, a qualquer ação preventiva, o prefeito “Birinha Levi”, que é oposição ao governo do estado, reagiu no dia seguinte pelas redes sociais.
Em sua página pessoal ele postou mensagem dizendo que está solidário à Brigada liderada pelo combatente Edimário Machado e disse que o governo atendeu sues pedidos. Leia: “Atendendo solicitação emergencial que fizemos, o Governo do Estado deslocou até Uibaí grupamento do Corpo de Bombeiros para combater os focos de incêndio na Serra do município. A situação é considerada grave em virtude do ambiente e das condições climáticas provocadas pela longa estiagem e pelos fortes ventos. Agora, unindo forças, os bombeiros se juntam aos brigadistas civis de Uibaí, que, sob coordenação voluntária de Edimário Machado, realizam um trabalho heroico desde o surgimento das primeiras chamas. Para auxiliar as equipes em terra e evitar uma tragédia maior, também solicitei ao Estado o envio de uma aeronave de combate à incêndios”, postou o prefeito.
No final da mensagem, ele ressalta: “Atenção! É perigoso atear fogo em áreas de campo, seja para plantio ou destruição de resíduos. Além de crime ambiental, tal prática é passível de prisão e multa. Cuidado: queimada é ilegal, provoca danos ao Meio Ambiente e coloca em risco a vida de pessoas. Seja consciente!”
NOTA DE ESCLARECIMENTO DA UMBU – Visando esclarecer, “dando a César o que é de César”, a UMBU publicou nota, na tarde desta quinta-feira, na qual ressalta as contribuições dos mais diferentes setores, no combate à queimada que está repercutindo em todo o estado.
Leia na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A União Municipal em Benefício de Uibaí – UMBU, entidade gestora da Brigada Voluntária de Combate a Incêndios de Uibaí, torna públicos os seguintes esclarecimentos, a propósito do incêndio florestal que há oito dias está destruindo a flora e fauna na serra de nosso município:
a) Apoios com recursos para combater o incêndio:
1. A nível do Território a UNIP – União dos Prefeitos de Irecê solicitou ao Governo do Estado o deslocamento de uma aeronave de combate a incêndios;
2. A nível da Prefeitura, o Secretário Dorival nos informou que o Prefeito Birinha solicitou o empenho de parlamentares para o encaminhamento do Corpo de Bombeiros e de uma aeronave de combate ao fogo;
3. A nível da Câmara Legislativa Municipal a vereadora Doris fez gestões junto ao Inema, a parlamentares e ao Governo do Estado para o encaminhamento do Corpo de Bombeiros e de uma aeronave de combate ao fogo (não temos informação se houve iniciativas dos demais vereadores);
4. A nível do Parque Eólico, a empresa Seta Engenharia colocou um grupo de 20 trabalhadores à disposição do combate e a empresa Statkraft Brasil disponibilizou caminhões pipa, água para beber e uma sopa no final das madrugadas;
5. A nível da sociedade civil, a instituição Anjos da Chapada deslocou uma equipe com oito pessoas, veículo e equipamentos de combate;
b) Apoios e recursos para a Brigada Voluntária de Combate a Incêndios de Uibaí
1. Uniformes: doação pela Polícia Militar e realização de bingos e sorteios para comprar aviamentos e contratar costureira;
2. Botas e coturnos: doação de coturnos pela Polícia Militar e campanhas de arrecadação junto à comunidade para compra de botas;
3. Mascaras: compra de máscaras 3M mediante campanha de doação junto à comunidade;
4. Equipamentos de combate: doações e empréstimopela Secretaria de Meio Ambiente de Irecê;
5. Transporte de brigadistas: pagamento a Diva, Galego e Jau, com recursos de campanha de arrecadação junto à comunidade;
6. Água e alimentos: doação da comunidade.
Quanto aos apoios e recursos para a Brigada Voluntária de Combate a Incêndios de Uibaí, qualquer notícia veiculando ajuda, além dos acima relacionados, é NOTÍCIA FALSA!
A UMBU defende que a maior expressão do compromisso das prefeituras com a preservação do meio ambiente deve ser a iniciativa de encaminhar ao poder legislativo municipal projeto destacando recursos no orçamento para capacitar e equipar as brigadas de combate a incêndios, para estruturar e equipar quadros de servidores públicos responsáveis pela fiscalização ambiental e para realizar campanhas de esclarecimento e conscientização das pessoas sobre a necessidade de recuperar e preservar os recursos naturais.
União Municipal em Benefício de Uibaí – UMBU
Ajudando a construir cidadania