– A primeira edição da Copa NeiSports de Futebol de Base envolveu muitos atletas e familiares de diversas localidades da região, com quatro torneios, dos quais, o CFA Dedimar Lima, sob a direção do futebolista Eráclito Rodrigues, sagrou-se campeão das divisões Sub-9, Sub-11 e Sub-13. Saiba também quem foram os homenageados do evento. –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Centenas de atletas e equipes técnicas dedicadas ao futebol de base, estiveram envolvidos com as competições da Copa NeiSports de Futebol de Base, que ocorreu na Arena do Canaã Esporte Clube, nos dois últimos finais de semana (04/03) e (11/03) com quatro torneios: Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15.
No total, foram 28 equipes de futebol de base de diversos municípios da região. A estrutura do evento contou com cinco campos, quatro socyte e um em dimensão oficial. Ambulância com primeiros socorros e serviços de alimentação e hidratação foram instalados no local. A arbitragem ficou por conta da LEQ – Liga Ireceense de Esportes de Quadra, que mobilizou 12 profissionais, coordenados por Hailton Rodrigues (Tinho).
Cerca de 2.000 pessoas movimentaram o circuito do evento, em sua maioria, familiares que acompanharam o desempenho dos atletas, que por sinal, apresentaram excelente nível técnico, revelando a importância do trabalho desenvolvido por diversos desportistas, alguns, profissionalmente e a maioria, agentes comunitários voluntários, que promovem entretenimento, sonhos, inclusão social e revelam talentos para o futuro esportivo.
CAMPEÕES
O técnico Eráclito Rodrigues foi o grande destaque da competição. Dirigente da CFA Dedimar Lima, ele levou três dos quatro troféus em disputa: Sub-9, Sub, 11 e Sub-13. “Isso é resultado de um longo trabalho, muita dedicação, amor e foco em um projeto social que exige muita aplicação e disciplina”, disse o treinador tri-campeão no mesmo torneio. Escolinha do Flamengo foi a campeão do Sub-9; o projeto Nova Esperança S.F, dirigido pelo mobilizador comunitário “Novinho”, do bairro São Francisco em Irecê, foi o vice-campeão no Sub-11 e a equipe Vale das Pedras foi vice campeã do Sub-13.
Os campeões da competição principal do evento, o Sub-15, foram os atletas e dirigentes da equipe Vale das Pedras, do Distrito de Salobro/Canarana-BA. O time vice-campeão, foi o Morato, outro grande agente de incentivo ao futebol, com uma longa histórica de dedicação ao esporte.
ESTRUTURA
A competição contou com uma equipe que teve como auxiliares os jovens atletas João Vítor Barros e Gabriel Barros, filhos de Valdinei de Oliveira Barros, que no auge do seu vigor como atleta, se destacou nas modalidades de quadra, com ênfase no Basquete, tornando-se, na atualidade, uma referência como empreendedor no mundo esportivo.
HOMENAGEADOS
As premiações prestaram homenagens a empresas e pessoas que contribuem com o esporte e que em algum momento histórico, foram fundamentais nos mais diferentes ciclos esportivos da região de Irecê. Jornal Cultura&Realidade, Monaliza Livraria e Papelaria, Quinzinho narrador esportivo e o Canaã Esporte Clube.
Os representantes dos empreendimentos homenageados, João Gonçalves, Cássio Medeiros, Quinzinho e o Pastor Edmilson destacaram a importância do evento e em especial do esporte, para a cidade e muitas pessoas. “Fui atleta de Handebol (goleiro) participei de várias edições dos Jogos Escolares e sei bem da importância do esporte na vida das pessoas, por isso faço questão de me fazer presente sempre que possível e eventos desta magnitude contribuem significativamente para o engrandecimento do futebol e da inclusão social destes atletas”, destacou o proprietário da Monaliza.
João Gonçalves, durante a premiação do Sub-15, vencido pela equipe Vale das Pedras, de Salobro (Canarana) agradeceu a homenagem e relembrou os tempos dos Jogos Escolares e da Liga de Futebol. “Me lembro que eram duas as festas de Irecê: o são João e os Jogos Escolares da Região de Irecê, que tive a honra de coordenar por vários anos. Depois fui presidente da Liga Ireceense de Futebol e por fim, fui convidado para ajudar a criar a Liga Ireceense de Esportes de Quadra – LEQ, da qual sou presidente de honra. Sei, portanto, da luta dos dirigentes esportivos, em sua maioria voluntários, que por uma nobre causa de amor e paixão, sabedores da importância do esporte na vida de muitas pessoas, se dedicam a revelar jovens talentos, promovendo inclusão, valores coletivos e comunitários. Estou muito feliz de participar deste momento e sei que deste evento, vão se projetar com sucesso, para o esporte e para a vida, muitos destes jovens, a partir dos ensinamentos dos seus treinadores”, disse João Gonçalves.
GALERIA DE FOTOS DAS FINAIS DO SUB-11 E SUB-15