– O prefeito Ascir Leite (PP) entregou na manhã desta quinta-feira, 17, o centro cirúrgico do Hospital Municipal Guilhermino Pereira Machado, que contava com a Sala de Partos –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Ampliar a resolução dos serviços na estrutura de saúde do município, é o grande objetivo do prefeito Ascir Leite, da cidade de Ipupiara, que entregou à população o centro cirúrgico do Hospital Municipal. O ato ocorreu com as presenças de profissionais de saúde e foi acompanhado por uma live, transmitida pelas contas das redes sociais da prefeitura (Facebook) e do prefeito (Instagram).
Vereadores, secretários municipais e o prefeito da vizinha cidade de Brotas de Macaúbas, médico que atua em Ipupiara, Antonio Kleber, também se fizeram presentes.
O evento contou com apresentação da equipe de profissionais e do padre Marcio Benevides, que abençoou o empreendimento, fortalecendo a missão do governo e dos profissionais de saúde, na fé e na ciência, para que todos estejam cada vez mais fortalecidos na permanente ação de cuidar, prevenir doenças e salvar vidas.
“Não tenho dúvidas que se tivesse condições, o prefeito colocaria aqui as melhores estruturas do País, mas o que temos aqui hoje está no limite da capacidade dos investimentos e mais que isso, capaz de atender as demandas do município. Quem bom seria, se todos os municípios tivessem a estrutura que Ipupiara hoje oferece”, disse Kleber.
Ascir Leite ressaltou que espera do próximo governo do estado mais apoio para fortalecer os serviços de saúde do município, “uma vez que todos os investimentos na estrutura do Hospital Municipal de Ipupiara tem sido com recursos próprios”, informou.
HISTÓRIA – Em 2000, quando Ascir Leite assumiu pela primeira vez o comando dos destinos políticos e administrativos de Ipupiara, onde funciona o hospital municipal era uma obra inacabada, uma estrutura tomada pelos escombros, uma obra fantasma, engolida pelo mato e pelo lixo. Os serviços de saúde para a população eram realizados em Seabra e Ibotirama, com os casos mais graves em Salvador e Barreiras.
Em menos de um ano de gestão ele retomou as obras e montou o hospital, comprou equipamentos, contratou equipes de saúde, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e implementou a maior e melhor estrutura de serviços de saúde para a população, de toda a história de Ipupiara. Desde então, apenas os casos de alta complexidade são encaminhados via TFD, para a Capital do Estado.