– Com a crescente participação dos segmentos religiosos na agenda política do País, o PT criou o setor interreligioso, que deverá ter, como seu primeiro coordenador, o jovem lapoense Gutierres Barbosa –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade*
Filho de agricultores familiares e pedagogo pela Universidade do Estado da Bahia – Campus Irecê, nascido no distrito de Aguada Nova, município de Lapão, o evangélico Gutierres Barbosa deverá ser eleito, como candidato único, a coordenador nacional do Setorial Interreligioso do PT.
“A eleição que era para ser concorrida, como é praxe dentro do PT, ganhou um outro rumo a partir da decisão e do diálogo de se lançar uma candidatura única, em conformidade com 11 estados e o Diretório Nacional”, explica Gutierres.
De acordo com ele não haverá disputa nos estados e nem nacionalmente. “O diálogo foi costurado com as correntes políticas e religiosas, cristãs e não-cristãs, espíritas, evangélicas e religiões de matriz africana do PT. Estamos juntando o que há de humanidade, generosidade e concepção de um mundo de paz de cada uma delas”, explicou o dirigente petista.
Para Gutierres, a existência de um setorial interreligioso de âmbito nacional não se choca com os valores progressistas do PT, que nasceu, no início da década de 1980, a partir da contribuição de trabalhadores e sindicalistas e de diversos setores da sociedade, entre elas as comunidades eclesiais de base. Nem tampouco pretende tornar as diferentes religiões em estruturas petistas.
“Estamos vivendo dias muito difíceis no país, de caos, fascismo e negação da ciência, Deus e Jesus, com mais de 14 milhões de desempregados e mais de 610 mil mortos pela irresponsabilidade do presidente genocida. Coloco meu nome à disposição desta grande unidade e da grande responsabilidade que tem o PT no combate à fome, à desigualdade social, regional e de gênero e à intolerância religiosa”, concluiu Gutierres Barbosa.
As eleições para a coordenação do Setorial Nacional Interreligioso do PT devem ocorrer ainda este ano.
*Com informações do Política Livre