– Bastante conhecido, principalmente entre os profissionais de transporte alternativo, Lindoval foi vítima de um acidente com animal, na BA-148 –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
No início da década passada, os indicadores de acidentes com animais eram muito elevados nas estradas da região de Irecê. Muitas mortes e prejuízos materiais ocorreram em razão de inconsequente ausência de controle de animais nas estradas, pelos seus proprietários e também pela falta de ação sistemática da Polícia Rodoviária Estadual e das prefeituras, que não tinham agentes voltadas para coibirem a prática e apreenderem animais em áreas de risco.
Era raro passar uma semana sem que acidentes com vítimas. Agricultores, comerciantes e autoridades públicas tiveram vidas ceifadas. A situação exigiu até mesmo uma campanha de conscientização, realizada pelo Fórum Regional de Debates, à época, com apoio do jornal Cultura&Realidade e das emissoras de rádio Líder FM, Caraíbas FM, Regional AM e Difusora AM, chamando a atenção de criadores, da sociedade e dos órgãos públicos.
Numa quinta-feira, 26 de julho de 2012, na via Irecê/Ibitiá, um grave acidente por pouco não tirou a vida do casal empresário Edelví José Porto, que viajava com sua esposa Sheila Cardoso Dourado, para uma aula em um curso universitário na cidade de Irecê, quando bateu seu veículo com três cavalos. A colisão foi tão forte que um dos animais ficou preso dentro do veículo. O susto e o estrago foram enormes. O casal teve ferimentos e os três amimais morreram.
Já o então prefeito Gercino Silva, de América Dourada, não teve a mesma sorte. Após ter seu carro colidido em um animal, veio a óbito, na estrada que liga Irecê a América Dourada.
Na oportunidade, com a repercussão da frequência dos acidentes, algumas prefeituras criaram estruturas para apreensão de animais e providências administrativas junto aos seus proprietários. Autoridades do estado foram acionadas, provocando a Polícia Rodoviária Estadual, que enviou efetivo com caminhões gaiola por um determinado período. A partir de então, os indicadores foram reduzidos e poucos acidentes com animais nas estradas ocorrem.
NOVO ACIDENTE MATA LINDOVAL TAXISTA
Nesta sexta-feira, 7, a mesma modalidade de acidente voltou a ocorrer, com vítima fatal. Por volta das 22h30 o homem conhecido por Lindoval Taxista não resistiu aos ferimentos, após chocar seu veículo com um cavalo na BA-148, que liga Irecê a Ibititá, onde morava. Com o impacto, seu veículo tombou fora da pista e o cavalo também morreu na hora.