– Muitas pessoas, principalmente idosos e crianças sofrem com o frio deste período do ano. Campanha iniciada há seis anos, tem promovido um pouco de conforto a quem não tem um agasalho para se proteger –
DA REDAÇÃO – Cultura&Realidade
“Me lembro como se fosse hoje, uma moça branquinha, cabelos longos e pretos, chegou na minha casa, onde eu morava, no bairro São Francisco… ela me deu blusas de frio para os meus filhos e dois cobertores. Por um bom tempo não sofremos com o frio e nem sei o nome daquela jovem”. Quem conta esta história é dona Argemira dos Santos, 49 anos, dona de casa, separada, vive com os dois netos de menor idade, com recursos de serviços eventuais em casas de conhecidos e do Bolsa Família.
E é assim que várias histórias semelhantes se reproduzem a cada edição da “Campanha do Agasalho”, criada pela gestora de mídias sociais, Aquilane Gonçalves há seis anos e que, a cada ano ganha a adesão de colaboradores na coleta, higienização e distribuição dos produtos arrecadados.
Em anos de Pandemia, com no ano passado, a campanha ganhou alguns apoios em dinheiro para compra de cobertores e blusas sem uso. A higienização que normalmente é feita pelos doadores e voluntários, no primeiro ano de disseminação da Covid-19, a campanha ganhou o apoio de uma lavanderia da cidade, que higienizou os produtos arrecadados, permitindo maior segurança para as famílias contempladas.
“Ao longo da existência da campanha, mais de 5 mil pessoas já foram beneficiadas com seus corpos aquecidos pelos produtos arrecadados. É um cenário muito triste quando a gente chega em casa onde muitas vezes as pessoas não tem nem o alimento e encontramos crianças e idosos sem um jaleco ou mesmo cobertor. Neste clima frio, embrulhando com um lençol surrado”, salienta a idealizadora da campanha.
A iniciativa que conta com apoio da rádio Caraíbas FM, Jornal Cultura&Realidade, de Índia Caatingueira (Ipêterras), Luan Dias e de Meire Joyce (Meirinha), pretende duplicar a arrecadação este ano e alcançar maior número de pessoas carentes de agasalhos.
Os produtos, após seleção e controle de higienização, são distribuídos entre as famílias mais carentes dos bairros periféricos da cidade.
O projeto vem ganhando força a cada ano, mobilizando personalidades da cidade, artistas locais, empresários e lideranças. “É muito bom constatar que a solidariedade ainda é forte o suficiente para unir as pessoas em prol de um bem coletivo” diz Aquilane.
De acordo com ela, “este ano a campanha segue firme, arrecadando as doações e recursos para compra de novos cobertores, que em parceria com as empresas fornecedoras/solidárias, serão viabilizadas com preços isentos de margem de lucros, possibilitando assim um número ainda maior de pessoas atendidas com a distribuição, que acontecerá no final de Junho, quando o frio é mais agressivo”, explica.
COMO CONTRIBUIR?
Para doar, faça um PIX no número : CPF 053 247 605 01
Vai deixar algum agasalho nos pontos de arrecadação? Anote os locais:
Loja Torra Torra, Jornal Cultura&Realidade, Bendito Estilo Make-UP, Fael e Hamburgeria 077
ou participar da vaquinha online no link: bit.ly/3z7QErR
Você pode acompanha o andamento das atividades da “Campanha do Agasalho” nas nossas Redes Sociais: @campanhadoagasalho20