– As inscrições para a Martona de ideação Garoa Agro Hack foram encerradas na última terça-feira, 6, mas intervenção do Sindicato dos Produtores Rurais de Irecê ampliou o prazo para até meia noite desta quarta-feira, 7 de julho-
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
As inscrições para o Garoa Agro Hack, que se encerrariam nesta terça-feira foram ampliadas para até meia noite de hoje, quarta-feira. A maratona de ideação do Garoa Habitat, ocorre em parceria com o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/BA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Sistema Faeb/Senar) e Sebrae Bahia. O programa acontece entre os dias 13 a 27 de julho e será realizado em formato 100% online. Para se inscrever gratuitamente, basta acessar o Link de inscrição: CLICANDO AQUI
Nesta primeira etapa, as equipes deverão desenvolver ideias para soluções tecnológicas, inovadoras e aplicáveis ao setor agropecuário de cinco cadeias produtivas do interior baiano: Bovinocultura, Caprinovinocultura, Fruticultura, Apicultura e Horticultura.
De acordo com o CEO do Garoa Habitat de Inovação, José Augusto Branco, poderão se inscrever estudantes universitários de graduação, pós-graduação, cursos técnicos e profissionais de qualquer área. “É com muita felicidade que o Garoa Habitat chega à Bahia com a missão de apoiar no fortalecimento do ecossistema de inovação para o setor agropecuário do estado, e ainda com a parceria de instituições como a Secti-BA, Sebrae e Senar. Tenho certeza que, em breve, o Nordeste será um dos maiores celeiros de startups agritechs do Brasil e a maratona Garoa Agro Hack terá colaborado com o desenvolvimento socioeconômico da nossa região”, destaca.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Adélia Pinheiro, comentou que a ação fortalece o ecossistema de inovação baiano. “O Garoa Agro Hack é um projeto que visa agregar mais valor à agropecuária da Bahia por meio de alianças estratégicas, mapeando os problemas do setor produtivo, além de convocar a comunidade científica e o empresariado para propor soluções, desenvolvendo as ideias com especialistas da academia, do Sebrae e das empresas. O entrelaçamento destes universos fortalecem os negócios do campo de forma a gerar mais desenvolvimento para a Bahia”, explicou a gestora da pasta.
Durante os 14 dias de formação, as equipes serão beneficiadas com encontros virtuais com produtores das cadeias, acompanhamento de mentores e coordenadores, além da criação de conexões diretas com representantes da rede apoiadora do Garoa Agro Hack, formada por empresas e instituições líderes no setor agropecuário e de pesquisa em inovação no agro.
“O Garoa Habitat é um parceiro que irá apoiar as ações de base do Projeto Startup BA no cenário Agro, nos municípios de Irecê, Teixeira de Freitas, Cruz das Almas, Jacobina e Alagoinhas. Será um trabalho inicial de identificação, mobilização e engajamento dos ecossistemas de Inovação para o Agro nesses municípios. Esse trabalho inicial, chamado “de base”, é essencial para apoiar ideias ainda em fase inicial a amadurecerem, se tornarem negócios e irem para o mercado validar suas soluções. Quanto maior e mais efetivo for esse trabalho de base, mais startups irão ao mercado. Portanto, aumentamos as chances de bons negócios inovadores prosperarem e se tornarem grandes cases”, explicou o coordenador de Negócios Inovadores do Sebrae Bahia, Tauan Reis.
O coordenador de Comunidades de Inovação do Sistema Faeb/Senar, Adauto Liberato, ressaltou a importância do fomento à tecnologia na área do agronegócio. “Entendemos que o produtor rural baiano e brasileiro sempre busca ser mais produtivo, eficiente e sustentável, e para que isso seja possível a tecnologia é uma peça fundamental no processo. Assim, ao longo dos últimos anos, buscamos de forma bem intensiva fomentar o surgimento de inovação e tecnologia para o setor agropecuário, e o Garoa é um parceiro nesse processo, do qual acreditamos que coisas ótimas possam surgir”, comentou.
Todos os participantes que finalizarem o Garoa Agro Hack receberão certificados e as equipes que obtiverem as melhores notas avaliativas em cada cadeia produtiva serão reconhecidas com uma premiação. Os detalhes serão divulgados na abertura virtual do evento, que ocorre no dia 27 de julho, às 19h.
O regulamento completo do Garoa Agro Hack pode ser acessado no link CLICANDO AQUI