– Responsável pela gestão da Policlínica de Irecê, o prefeito Robertão, de Presidente Dutra, solicitou recursos ao governo do estado para realizar o primeiro mutirão da rede, com o objetivo de acelerar diagnóstico dos pacientes e o imediato tratamento. Com quatro meses de duração, a ação realizou, neste final de semana, mais de 250 procedimenteos –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Este final de semana foi marcado por uma ação relevante, beneficiando 253 pacientes da região, realizada pela Policlínica de Irecê. O primeiro mutirão da rede de policlínicas da Bahia começou no sábado, 29, seguiu no domingo, dia 30 e vai ser assim, durante todos os finais de semana dos próximos quatro meses, até concluir as demandas reprimidas em consultas e exames de média e alta complexidade.
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Calves de Souza (Robertão) que acumula a função de presidente do Consórcio de Saúde do Território de Irecê, esclareceu que com a Covid-19, demandas de saúde da população foram se acumulando. “Quando assumi o consórcio notamos as demandas reprimidas, pedi à equipe de gestão do consórcio e da Policlínica um levantamento e de posse do relatório, procurei o governador Jerônimo Rodrigues, que nos atendeu de pronto”, explicou Robertão.
Ele informou que fez questão de mobilizar todos os prefeitos e secretários da região, visando assegurar as presenças de todos os pacientes que se encontravam com demandas, de modo a garantir que todo o estoque de procedimentos previsto para os finais de semana fosse integralmente executado.
Neste primeiro final de semana foram realizados 253 procedimentos, sendo 52 tomografias computadorizadas, 47 atendimentos dermatológicos, 39 oftalmológicos, 37 cardiológicos, 35 ultrassonoagrafias, 27 ressonâncias magnéticas e 16 colonoscopias.
“São procedimentos caros, que a maioria da população e dos municípios não conseguem realizar por conta própria, se não tiver o apoio das políticas públicas do Estado e são muito importantes para definir o diagnóstico, para que os profissionais de saúde promovam a intervenção correta e estabeleçam a saúde e qualidade de vida das pessoas”, disse Robertão, durante a abertura do evento.
O mutirão de saúde da Policlínica é realizado aos sábados e domingos, sem afetar a rotina de atendimento dos dias normais dos serviços aos pacientes.