Gravemente afetado pela pandemia, a infelicidade aumentou no mundo inteiro. A Europa monopoliza oito das dez primeiras posições de países mais felizes do planeta, tendo a Finlândia em 1° lugar como o país mais feliz pelo 4° ano consecutivo.
DA REDAÇÃO | Cultura&Realidade
De acordo com o Relatório Mundial de Felicidade, que mede o estado de bem-estar de uma nação, levando em consideração fatores sociais, políticos e econômicos, feito pela empresa Gallup juntamente com a Organização das Nações Unidas (ONU) o Brasil caiu 12 posições, durante a pandemia do coronavirus, em comparação com o ano de 2020, caindo para a 41° colocação.
O relatório da edição 2021 aponta que os efeitos econômicos, sociais, políticos e sanitários trazidos pela pandemia afetou diretamente o estado de bem-estar dos brasileiros e do mundo, assim como a percepção das pessoas sobre o que é felicidade.
A Finlândia, país do extremo norte da Europa, é a nação que lidera as dez primeiras nações mais felizes do mundo. Todos os outros sete são países europeus, tendo na nona e décima posição, a Nova Zelândia e a Áustria, respectivamente.
Para o estudo e análise, os pesquisadores que trabalham na contrução do relatório levam em consideração variáveis sobre as condições econômicas, sociais e as medidas de bem-estar subjetivas.
Pontos considerados para a construção do ranking
. Apoio social do governo
. PIB per capita
. Vida saudável
. Expectativa de vida
. Liberdade
. Generosidade
. Ausência de corrupção
Com o advento do coronavirus, outros pontos como a gestão da crise pelos países e as ações governamentais foram considerados e comparações com o ano de 2020 foram feitas para observar o impacto específico da pandemia no estado de bem-estar e felicidade das nações.
“O pior efeito da pandemia foram os 2 milhões de mortos por Covid-19 em 2020 (…). Um aumento de quase 4% no número anual de mortes em todo o mundo, o que representa uma grave perda de bem-estar social”, escreve o relatório.
O relatório foi publicado no dia mundial da felicidade, 19 de março. A data criada pela ONU, vem com o objetivo de promover a paz, a felicidade e alegria entre os povos do mundo, evitando conflitos, guerras e divergências políticas que acarretem em mal estar à população e qualquer outro tipo de comportamento que ponha em xeque a paz e a felicidade dos povos.