– Evento festivo marcou a recepção aos novos filiados da Rede Sustentabilidade, a exemplo de Laio Rodrigues, que chega para disputar uma vaga na Câmara de Vereadores de Irecê –
DA REDAÇÃO – Cultura&Realidade
Primavera, de “As Quatro Estações de Vivaldi e Trenzinho Caipira de Villa Lobos, foram alguns clássicos apresentados pela OCSERBA – Orquestra de Câmara do Sertão da Bahia, formada por jovens talentos ireceenses, durante a abertura do ato de assinaturas de filiações ao partido Rede Sustentabilidade, ocorrido nesta quinta-feira, 18, em Irecê, que seguiu até às 2h da matina com participativo sarau musical marcado por forró e MPB, abrilhantado pelas apresentações de Gean Charles, Rubinho do Rio, Marcos Magalhães, Paulo Teixeira, Glêisson Maia, André Luiz e Dhara Evelyn.
O ato de filiações dá sequência às articulações rumo à construção do projeto político da REDE, para as eleições municipais, do próximo dia 6 de outubro. A programação marcou a filiação do músico e militante da vertente da arte e cultura, Laio Rodrigues, que chegou acompanhado de outros novos filiados, como a produtora cultural Sabrina Dará e os professores Aécio Bastos, Maxmiller Souza e Juliano Dourado.
Novas filiações espontâneas surgiram durante o ato, dentre elas da jovem estudante Kailane Santos, da comerciante Tânia Sampaio, da gestora financeira Gessionete de Araújo e Domingos Silva. O evento contou com participações de dirigentes do partido e pré-candidatos a vereadores pela legenda e da secretária da mulher e cidadania de Irecê, Meire Joyce (Meirinha).
O rito bastante objetivo, foi conduzido pelos Porta Vozes da Rede no município, Eliana Gonzaga e João Gonçalves. Eliana deu as boas-vindas aos novos membros do partido e mencionou nomes dos pré-candidatos a vereador e vereadora e dirigentes, presentes no evento.
João Gonçalves ressaltou a importância dos novos componentes da agremiação, salientando que a chegada dos mesmos tornará a missão da promoção das mudanças da cultura política local mais leve, com foco em nova matriz de desenvolvimento e nova postura de convivência social entre o homem e a natureza, previstas nos princípios e diretrizes do partido. “Nossos desafios são enormes. Fazer política na promoção da quebra de paradigmas, a partir de um partido pequeno, em construção, sem representação estadual no parlamento, nem no executivo, não é nada fácil, especialmente considerando a missão de promover as mudanças culturais, com vista a um mundo mais sustentável e feliz”, destacou.
João Gonçalves defendeu a manutenção do alinhamento com o projeto político liderado pelo prefeito Elmo Vaz, ao pontuar os avanços que ocorreram nas duas últimas gestões, mas também não se furtou em dizer da necessidade de avaliação participativa e popular do governo. “Avançamos em muitos setores, principalmente em obras estruturantes historicamente negligenciadas e em todas as áreas da gestão, mas não podemos perder de vista a necessidade de debater temas importantes, no âmbito da educação, da saúde, da arte e cultura, política de direitos dos animais, do meio ambiente e do desenvolvimento socioeconômico, para darmos seguimento programático ao projeto em curso. Isso precisa ser avaliado e prospectado por meio de ampla participação popular”, pontuou.
A secretária da mulher e cidadania, Meirinha, destacou a importância do evento, dizendo que os novos filiados representam um reforço grandioso. “As novas filiações chegam em boa hora, para reforçar as nossas ações pelo fortalecimento das políticas de defesa e cuidado com as mulheres e promoção do seu empoderamento político, social e econômico, com os fundamentos da sustentabilidade”, enfatizou.
Encerrando o evento, Laio Rodrigues, que é pré-candidato a vereador, falou da trajetória de militância que teve com João Gonçalves, nos movimentos estudantis e culturais, em Irecê e Salvador e disse do seu propósito ao ingressar na Rede. “Estamos sendo acolhidos por uma instância partidária que tive o privilégio de ver nascer, ajudei a trilhar o caminho da Rede. Trago comigo o legado de muitas experiências, fruto de militâncias e vivências, que nos fazem crer, que para ofertar resultados de mudanças sociais e culturais, somente por meio da ocupação dos espaços de poder e isso só ocorre através dos partidos políticos. Militei com João (Gonçalves) e sei do seu compromisso e amor às causas desta comunidade e estamos chegando para construir um novo patamar na política”, concluiu.