– O ex-prefeito de Lapão, pioneiro na agricultura irrigada regional e pré-candidato a deputado estadual, Ricardo Rodrigues vai a Salvador reivindicar benefício da dupla tarifa de energia para produtores rurais e agilidade do Inema nos procedimentos burocráticos –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade
Prejudicados por Resolução da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, que anulou os efeitos do benefício da dupla tarifa, que reduzia os custos com despesas na energia elétrica usada na produção agrícola, em até 30%, produtores rurais tem se mantido alertas, reivindicando o retorno do benefício.
Outro problema que afeta os produtores é a dificuldade em obter a licença ambiental para os empreendimentos produtivos e outorga para o uso de água, em razão da deficiência operacional do Inema – Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia.
Atendendo apelo dos produtores rurais, especialmente os irrigantes de todas as categorias produtivas, Ricardo Rodrigues esteve esta semana em Salvador, reivindicando providências para restabelecer os benefícios da dupla tarifa e agilidade do Inema na emissão das licenças ambientais dos empreendimentos e outorgas para captação de águas de superfícies e subterrâneas.
Ao lado do prefeito de Lapão, Márcio Messias, ele esteve em audiências para tratar desta demanda com os senadores Otto Alencar e Ângelo Coronel. Os senadores se comprometeram a levar o tema para o diretor da ANEEL, Fernando Luiz Mosna.
Sobre as demandas junto ao Inema, o pré-candidato se reuniu, com Márcia Cristina Telles, secretária estadual do Meio Ambiente. Sensibilizada com a situação, a secretária colocou-se à disposição e se comprometeu a fazer uma força-tarefa para agilizar as outorgas dos produtores da região de Irecê. Seguindo a instrução da gestora, o pré-candidato vai incentivar a formação de uma comissão local para tratar do tema e seguir lutando por este direito dos produtores rurais.
O Coordenador do Comitê de Desenvolvimento Territorial – CODETER, Edimário Oliveira Machado, que participou de encontro dos produtores na Câmara de Lapão, demandou ao presidente do Sindicato Rural de Irecê, João Gonçalves, sobre a pauta, considerada relevante e reencaminhou a demanda para a Federação da Agricultura do Estado da Bahia, que por sua vez, demandou à Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária – CNA.