Durante coletiva de imprensa ao meio dia desta quinta-feira (25), Rui Costa juntamente com o prefeito de salvador, Bruno Reis, anunciaram medidas ainda mais severas em todo o estado.
DA REDAÇÃO | Cultura&Realidade
As novas medidas abrangem o fechamento de atividades não essenciais durante o período que compreende às 17h desta sexta-feira (26) até às 5h da manhã de segunda-feira (1°). Diante do avanço da Covid-19 na Bahia, a partir desta próxima sexta o comércio de rua deve ser encerrado às 17h; bares e restaurantes, às 18h, e centros comerciais e shopping devem funcionar somente até às 20h.
Segundo o governador “essa diferença de horários é para escalonar o transporte, não sair todo mundo na mesma hora”. Frisa que “toda e qualquer atividade que não esteja relacionada à saúde ou alimentação (mercados) das pessoas” estão proibidas.
“O objetivo que queremos é o distanciamento social”, disse o governador.
Ainda na coletiva, foi dito que estão suspensas todas as cirurgias não essências nas unidades privadas.
Rui acrescenta que não será permitido o funcionamento de bares e restaurantes em nenhum horário desse período citado, exceto por delivery. Nesse sentido, pode funcionar até às 00:00 horas e o dono do estabelecimento “é obrigado depois a levar em serviço próprio a pessoa que trabalha para casa”.
Nesse período fica proibido a venda de bebidas alcoólicas. “Há unanimidade que a bebida é o que causa aglomeração. Em bares, esquinas e botecos. Será proibido mesmo nos mercados a comercialização de bebidas alcoólicas”, disse.
O governador disse que quem não cumprir o decreto poderá responder criminalmente, afirmando se tratar de crime contra a saúde pública. Ele destacou que não é intenção do decreto “encher as prisões” e que o toque de recolher que começou no domingo tem sido cumprido com poucos incidentes pelo estado.
Lockdown
“Por isso optamos por fechar tudo, exceto local de venda de alimentos. E também incluir a proibição de venda de bebida alcoólica”, disse Rui. Embora tenha chamado a medida de “lockdown”, ele esclareceu: “No lockdown de fato, até a venda de alimentos é suspensa e a pessoa não pode sair até x metros de casa. Isso não terá”, completou. “Se piorar a situação até domingo, aí sim poderemos fechar tudo”.
Funcionamento das atividades na Bahia
Locomoção de pessoas nas ruas – proibida em todo território da Bahia das 20h às 5h, de sexta-feira (26) a segunda (1°). Permitida locomoção em casos de urgência, ida a serviços de saúde ou farmácias.
Ônibus intermuniciapais – circulação normal
Delivery – permitido até às 0h, mas caberá ao dono oferecer transporte aos funcionários que ficarem além do horário do transporte público
Padarias e mercados – podem funcionar no final de semana até às 20h
Venda de bebida alcoólica – proibida das 18h desta sexta às 5h de segunda, inclusive por meio de delivery.
Atividades esportivas coletivas amadoras – proibida durante o decreto
Eventos e atividades com aglomeração – proibidos entre sexta e segunda.
Comércio de rua – Fechado entre às 17h de sexta (26) e às 5h de segunda (1º)
Bares e restaurantes – Fechados das 18h de sexta (26) até às 5h de segunda (1º)
Shoppings e Centros Comerciais – Regra determina o fechamento entre às 19h de sexta (26) e às 5h de segunda (1º).
- Banco do Brasil: segunda a sexta-feira: 10h às 15h;
- Caixa Econômica: segunda a sexta-feira: 12h às 16h; (Correio da bahia)
Correios: segunda a sexta-feira: 10h às 19h; sábado e domingo: fechado;
Hemoba: segunda a sexta-feira: 11h às 16h; sábado e domingo: fechado;
Lotérica e SAC: segunda a sexta-feira: 10h às 19h; sábado e domingo: fechada.