– Obra esperada há décadas, a ponte Barra/Xique-Xique é estratégica para o desenvolvimento econômico e social de diferentes regiões –
DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade, com Ascom/BA
Comitiva ireceense liderada pelo prefeito Elmo Vaz, com vereadores, secretários e outros correligionários do governador Rui Costa, saiu nas primeiras horas da manhã de hoje, da cidade de Irecê, para o ato de inauguração da ponte que liga os municípios de Xique-Xique a Barra, a qual se revela de extraordinária importância para a economia das regiões de Irecê e Oeste da Bahia.
No local da solenidade, desde a noite desta quinta-feira, 2, que caravanas de diversas comunidades ribeirinhas já se instalavam no local, para homenagear o governador pela obra.
Por volta das 10h, o governador foi recepcionado por uma multidão que o seguiu por todos os espaços do seu trajeto a pé, até chegar no palanque instalado especialmente em uma grande tenda para o ato, do qual participaram prefeitos de diversas regiões da Bahia, inclusive Reinaldinho Braga, reconhecido pela sua oposição ao governador, mas que fez um discurso conciliador.
Construída sobre o Rio São Francisco, com cerca de 1 quilômetro de extensão, a ponte, que está situada na BA-160, resulta de investimentos de R$ 133 milhões, e vai aproximar diferentes áreas, facilitar a vida da população e contribuir para o desenvolvimento econômico.
De acordo com informações da Secretaria de Comunicação do Estado, a nova ponte vai beneficiar, diretamente, mais de 2,5 milhões de habitantes dos municípios de Barra, Xique-Xique, Gentio do Ouro, Irecê, Itaguaçu, Piritiba, Central, América Dourada, Morro do Chapéu, João Dourado, Baixa Grande, Ipirá, Feira de Santana, Barreiras, Mansidão, Luís Eduardo Magalhães, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves, São Desidério, Bom Jesus da Lapa e Ibotirama.
O investimento engloba outras obras de melhorias na BA-160, integrante do Sistema Viário BA-052, como restauração de 28 quilômetros, implantação de baias de emergência e pontos de parada de ônibus, melhoria da geometria da rodovia e melhoria de acessos locais. As intervenções geraram cerca de 350 empregos diretos e 50 indiretos, e são fruto da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e a Concessionária Estrada do Feijão (Concef), com a participação da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) como agente fiscalizador.
A ponte vai reduzir de forma considerável o tempo de deslocamento terrestre entre cidades de diferentes regiões do estado. Um exemplo é a viagem, hoje, de Barra a Juazeiro, situada no norte baiano. O roteiro, passando por Ibotirama, soma 877 quilômetros e dura 13 horas. Com a ponte, saindo de Barra e indo por Xique-Xique em direção a Juazeiro, o trajeto será reduzido em 250 quilômetros, que equivale à redução de 3h30 no tempo de viagem.